Morre estudante baleada em favela da região central do Rio

Morreu nesta sexta-feira a estudante de 16 anos que estava internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, desde terça-feira, quando foi baleada durante um tiroteio entre policiais militares e traficantes no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Thayssa da Silva Matos foi atingida na barriga e passou por duas cirurgias, mas não resistiu a uma hemorragia.

DO Extra

Adolescente de 16 anos, baleada no Morro dos Prazeres, não resistiu Foto: Reprodução/Facebook

Segundo Djenane Silva, tia de Thayssa, a adolescente, que estava de férias, foi ferida enquanto ia para a casa da avó na localidade conhecida como Uga-Uga, que fica perto da Rua Gomes Lopes, um dos principais acessos ao morro.

— Ela havia chegado da praia pouco antes. Passou em casa, tomou banho e foi ver a avó. Toda a comunidade, não só a família, está revoltada. Minha sobrinha era uma menina quieta, não costumava ficar andando por aí, era de casa para a escola e vice-versa. Gostava muito de ficar no quarto tocando violão — disse Djenane.

Marcas do sangue de Thayssa ainda eram vistas, ontem, no local onde ela foi baleada. De acordo com moradores, investigadores não fizeram perícia na área. A Polícia Civil não comentou a denúncia.

O comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Prazeres informou que, no início da noite de terça-feira, uma equipe de PMs que fazia patrulhamento foi atacada a tiros por criminosos na localidade conhecida como Beco do Aguinaldo. Uma mulher, no entanto, disse que foram os policiais que abriram fogo primeiro. Ela afirmou ainda que muitas crianças estavam brincando na rua quando começou o confronto:

— Eu estava chegando do trabalho. Encontrei a mãe da Thayssa e ficamos conversando no portão da minha casa. De repente, o tiroteio começou, todo mundo entrou em pânico e cada um correu para um lado. O Beco do Aguinaldo é longe do Uga-Uga. Depois, ouvi um policial perguntando para os colegas se uma menina havia sido atingida.

No mesmo dia em que Thayssa levou um tiro, um homem foi morto no Morro do Fallet, na mesma região, durante um outro confronto entre PMs e traficantes. Comerciantes da Rua do Riachuelo, que vai do Centro à Lapa, tiveram de fechar as portas de suas lojas na terça e na quarta-feira, por ordem de bandidos.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

“Mate o Mc DaLeste”: O perigo da intolerância cultural

Game permite assassinar o funkeiro. “Comemorar a morte de...

Amarildo, jamais te esqueceremos! A Criminalização da pobreza

A polícia protege o patrimônio do grande capital...

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=