MP denuncia por racismo pedagoga que xingou mulher na Praia da Reserva

Presa em flagrante após xingar a agente de viagens Sulamita Mermier, de 31 anos e ser filmada dizendo palavras preconceituosos contra a vítima, a pedagoga Sonia Valeria Rebello Fernandes, de 54 anos, foi denunciada pelo Ministério Público Estadual à 39ª Vara Criminal pelos crimes de racismo, injúria racial e ameaça. O fato aconteceu no dia 28 de agosto, na Praia da Reserva, no Recreio.

Do Jornal Floripa

Neste dia, um domingo ensolarado, a agente de viagens conta que chegou à praia com a irmã e uma amiga e, logo após esticar sua canga na areia, começou a ouvir uma mulher sentada a poucos centímetros de sua barraca dizer que “negro era uma sub-raça” e “negro não deveria esta na praia”. No começo, Sulamita ficou na dúvida, não sabia se era o alvo dos xingamentos. Mas, quando a senhora de meia idade, loura, insistiu em dizer que “não entendia porque mulata pegava sol”, teve certeza de que estava sendo vítima de racismo. Filmado e compartilhado nas redes sociais, o episódio revoltou internautas e entidades que lutam contra a discriminação.

A pena da acusada pode ultrapassar cinco anos e, com isso, ela corre risco de ser presa, sem possibilidade de ver a pena de privação de liberdade substituída — explica o adavogado de Sulamita, Igor Morgado dos Reis. Para ele, o fato de a acusada ter feito declarações genéricas contra a raça negra levou o MP a entender que houve também crime de racismo. Na denúncia, o MP destaca que Sonia teria dito “em alto e bom som” ser “preconceituosa, racista e descendente de alemãs”, bem como teria dito que “negro era uma sub-raça”.

GLOBO não conseguiu encontrar Sonia Rebello para comentar o caso. — O racismo acontece quando a pessoa faz declarações ofensivas que agridem uma raça, coletivamente, de forma genérica, sem se dirigir a uma pessoa específica. Mas quando ela xinga alguém de negra, como foi o caso da Sulamita, ela comete injúria — explica o advogado. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais por um amigo da vítima. Num dos trechos, Sonia diz: “Sorry,você é mulata.

Você é uma complexada, por ter cabelo duro”. Ela também desafia a vítima: “Grava essa m. A gente vai para a delegacia e tu vai pagar mico. Porque eu não sei quem você é, eu sei quem eu sou. Você eu nunca vi”. Sonia Rebello Fernandez, uma pedagoga de 54 anos, foi presa em flagrante e indiciada por injúria racial, com pena prevista de reclusão de um a três anos e multa. Após pagar fiança de R$ 500, a acusada foi solta e responderá em liberdade. No documento, o MP destaca que, ao perceber a gravação, a acusada continuou as agressões, chamando Sulamita e a irmã de “macacas”, dizendo que elas tinham inveja por ela ter cabelo branco e as duas terem “cabelo duro”.

 

+ sobre o tema

O que Charles Darwin viu no Brasil

Foi na Bahia e no Rio que o naturalista...

Um velho artigo de Maciel

Fonte: Ìrohin - por: Edson Lopes Cardoso Em 24 de novembro...

Aplicativo inglês recebe denúncias de racismo nos estádios

O grupo inglês Kick it Out lançou, no...

Valdisio Fernandes: A luta pela hegemonia uma perspectiva negra

A discussão presente hoje no movimento negro acerca da...

para lembrar

OAB pede afastamento de policiais acusados de espancar e matar Luana Reis

Solicitação foi feita à Corregedoria da PM-SP. “Fizemos isso...

Segurança de líder do Afroreggae confundido com bandido é morto no RJ

  Um policial do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais)...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=