Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro

As mulheres na Arábia Saudita começaram, nesta semana, o processo de registro eleitoral para votarem nas eleições municipais. Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar – como eleitoras e candidatas – do processo eleitoral no reino.

Do Brasil Post 

O pleito está marcado para o dia 12 de dezembro. De acordo com a rede Al Arabiya, 424 entre os 1.263 centros de votação serão dedicados exclusivamente às mulheres.

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação“.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem. O prazo para o processo é de 21 dias, e o cadastramento começou mais cedo em Meca e em Medina, onde os índices de comparecimento para registro estavam baixos, segundo autoridades.

Segundo o Arab News, cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas .

O fato é a concretização de uma promessa “antiga” do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. Ele havia prometido, em setembro de 2011, incluir as mulheres no processo eleitoral. Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

“Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião.

As mulheres na Arábia Saudita não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar ou se casarem sem a permissão de um “guardião” do sexo masculino. Elas também seguem proibidas de dirigir.

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Fusão ministerial é “apagão histórico”, afirmam juristas e especialistas

O Instituto Patrícia Galvão ouviu juristas, especialistas, pesquisadores e...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Professores, técnicos e alunos poderão usar o nome social na Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Direito ao voto feminino no Brasil completa 92 anos

As mulheres são atualmente 52% do eleitorado brasileiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar de serem maioria, há menos de um século  elas...

Voto feminino faz 92 anos; ação de ativista alagoana marca luta

Homens observam uma mulher diante da urna. Ela, vestida como para uma festa, com a cédula na mão e o sorriso no rosto, está...
-+=