As mulheres negras em séries de TV ou a falta delas

Como todo mundo sabe, dia 20 foi o dia da Consciência Negra. E meu assunto preferido são as séries de TV – a televisão no geral e estudar esse tipo de meio de comunicação. Então eu pensei: como juntar os dois assuntos em um só? Como fazer um post mostrando por que devemos falar sobre racismo, negros na sociedade etc? Como trazer esse assunto para um lado mais pessoal?

por Olívia Pilar no Literalmente Falando

A resposta veio logo em seguida quando parei para pensar em algo: quantas mulheres negras são protagonistas de uma série de TV? Quantas são protagonistas de uma novela? Quantas personagens negras são minhas personagens preferidas?

E quando eu digo protagonista eu quero realmente dizer aquela pessoa que tem o personagem PRINCIPAL da novela. Não o personagem de apoio, não um personagem que está ali somente para dizer que tem um negro na produção. Eu quero que vocês pensem: quantas mulheres negras? E então, para responder a minha própria pergunta, fui ao Banco de Séries olhar todas as séries que eu já vi na vida. A resposta é: poucas negras, muito poucas.

Como eu disse, peguei a relação das séries que eu já vi. E estou desconsiderando homens negros – mas a lógica é basicamente a mesma, a diferença é que, em séries onde a família principal é negra (por exemplo, My Wife and Kids e Black-ish), o personagem principal é o homem, não a mulher.

A verdade é que foi muito triste constatar que várias séries que eu amo não tem nenhuma personagem negra fixa. E então eu pergunto: estamos fazendo isso certo?

SCANDAL

kerry

Kerry Washington interpreta Olivia Pope. A função básica da Olivia é gerir crises. Essas crises podem envolver assassinatos, traições, sequestros etc. Como se não bastasse sua vida tumultuada, ela ainda é a amante do presidente dos EUA.  Gosto muito de como a Shonda trabalha a Olivia. Talvez porque a Shonda é uma mulher negra? Provavelmente. O que eu acho que falta na Shonda – e em todas as suas séries – é perceber que uma mulher não precisa de um homem para estar inteiramente feliz. Diria que outro ponto negativo é que parece que só existe a família da Olivia de negros em Washington.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

davis

Considerando que a Viola Davis interpreta a personagem principal, então, claramente, temos uma mulher negra como protagonista. Sem contar que a série também tem um elenco mais diversificado do que encontramos na maioria das outras produções. Ainda é pouco? Sim. Mas esse é o caminho?  Talvez. Você pode assistir o vídeo que fiz falando sobre essa série aqui.

E SLEEPY HOLLOW?

sleepholow

Fiquei em duvida se colocava essa série aqui. Temos uma mulher negra – aliás, na verdade acho que só tem ela e a irmã dela –, mas devo considerá-la a personagem principal ou a personagem de apoio? Em alguns episódios a Tenente Abbie Mills, interpretada pela maravilhosa Nicole Beharie, é a principal, mas se você parar para pensar, praticamente todos os casos dependem do Crane para serem resolvidos. A série começa com o Crane. Até a vida amorosa do Crane vira um plot principal, enquanto a de Abbie… Então não, Abbie Mills não é a personagem principal. Ainda.

E GREY’S ANATOMY?

Têm muitos personagens negros em GA, é verdade. Mas nenhum deles é a personagem principal. Todos os plotsenvolvendo os negros, são plots de apoio, nunca é a história principal da temporada.

E ORANGE IS THE NEW BLACK?

A mesma resposta de GA. Muitas mulheres negras, nenhuma delas é a principal. Até porque sabemos que a principal é Piper Chapman.

E MISFITS?

Alisha Daniels nunca, em nenhum momento, foi a personagem principal. Ela tem plots interessantes? Sim. Ela forma o melhor casal da série? Sim. Mas sua personagem, em algum momento, é considerada mais importante que o resto? Não.

E SEXO E AS NÊGAS?

Não vou nem comentar. Só deixo esse texto.

E TODAS AS OUTRAS SÉRIES QUE TEM, PELO MENOS, UMA PERSONAGEM NEGRA?

A resposta já está na pergunta. Existe uma personagem negra? Sim. Ela é a principal? Não.

 

Se você ainda está um pouco confusa(o) com o teor do post, quero que responda uma simples pergunta: quando você anda na rua, quantas mulheres negras você encontra? Muitas, né? Então é justo que nem metade das produções americanas – e nacionais – tenham espaço para elas?

Eu sou negra. Tenho muito orgulho de ser negra. Tenho muito orgulho da minha família negra. Mas fico muito triste quando percebo que não tenho espaço nenhum nessas produções. Que, se o sonho da minha vida fosse ser uma atriz famosa, eu teria que lutar o dobro de uma menina com as mesmas características e o mesmo potencial, mas branca. Mas não vamos nos enganar: a ficção é apenas um reflexo do nosso dia a dia, da nossa sociedade. Onde nós, negros, não temos o espaço que deveríamos ter.

E então, o que acham? Esqueci de alguma série ou realmente só existem DUAS com mulheres negras no comando?

+ sobre o tema

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO PERDE BALCÃO DE NEGÓCIOS Por: Fátima...

Seppir e Mp de Minas Gerais firmam parceria pela promoção da igualdade racial

Assinatura de cooperação será nesta segunda (03/06), na sede...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Rosana Paulino: a mulher negra na arte

Longe de negar sua realidade e condicionar sua produção...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Raça e educação por Sueli Carneiro

Os estereótipos dos professores a respeito da educabilidade das...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=