Mutilação, estupro e canibalismo: as versões originais dos contos de fadas

Esqueça as histórias bonitas e felizes como a de “Cinderela”, cuja versão live-action estreia nos cinemas nesta quinta-feira (26). Na Idade Média, os contos de fadas tinham tramas sombrias e finais sanguinários. Conheça algumas delas

Do iG

Esqueça as versões bonitas e felizes de contos de fadas como “Cinderela”, cuja versão live-action estreia nos cinemas nesta quinta-feira (26). As histórias originais de personagens como Chapéuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados e A Bela Adormecida tinham tramas e finais sombrios e, algumas vezes, banhados de sangue. Isto porque estes contos eram narrados durante a Idade Média como uma maneira de alertar as crianças sobre os perigos do mundo.

Antes repassadas apenas oralmente, as histórias foram registradas por autores como os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm e o francês Charles Perrault. Mas, mesmo mais “brandos”, os contos de fadas já tinham finais definitivamente pouco felizes. Veja algumas exemplos a seguir:

1- Cinderela
A versão mais famosa é a de Charles Perrault, cujo desfecho é bem mais sanguinário do que a retratado pela Disney. Na hora de provar o sapatinho de cristal, as irmãs de Cinderela mutilam os próprios dedos e calcanhares para os pés caberem dentro do calçado. Mas os passarinhos, vendo a ~trapaça~, as ataca e as cega com bicadas nos olhos.

2- A Pequena Sereia
A versão verdadeira, de Christian Andersen, mostra Ariel sofrendo muito só por andar em cima de duas pernas, o que lhe era uma agonia. Além disso, quando o príncipe se apaixona por outra mulher, ela começa a chorar perto do mar e suas companheiras sereias aparecem, lhe dando uma escolha: matar o príncipe com um punhal de dois gumes ou virar espuma do mar. Ariel preferiu a segunda opção :(

13ekn0whriakqvhtjrc3tj0w5
Em A Pequena Sereia, Ariel deveria matar o príncipe, mas acaba virando espuma do mar

3- Cachinhos Dourados
Escrito em 1837, a história da menina loirinha e fofa que invade a casa de uma família de ursos para curtir uma boa comida e cama acaba bem mal. Em uma das versões, ela é, é claro, devorada pelos ursos, enquanto em outra ela pula pela janela, mas quebra o pescoço e morre.

4- Branca de Neve
O conto registrado pelos irmãos Grimm, em 1812, dá conta que a Rainha Má é mãe da Branca de Neve e, ao mandar um caçado dar cabo da vida da princesa, ela não quer só o coração da garota, mas também as tripas e os fígados para comê-los no jantar. Mais tarde, desfalecida, Branca não acorda por causa de um beijo de amor, mas por causa do trotar do cavalo do Príncipe, que a estava levando para um castelo. Por fim, a Rainha teve que dançar com sapatos de metal em brasa até a morte.

5- A Bela Adormecida
Após cair adormecida por causa de um espinho no dedo, a bela princesa é encontrada por um rei que a estupra. Ela acaba dando à luz a gêmeos. Um dos bebês, a procura do peito da mãe, chupa a ponta do dedo dela e retira o espinho, despertando-a. Mas o pesadelo da princesa não acaba aí: sabendo que ela acordou, o rei manda buscá-la junto com seus filhos. A mulher dele, muito ressentida, manda um cozinheiro fazer um ensopado deles. Porém, o plano é descoberto e a rainha é assassinada. Quem escreveu a versão original foi Giambattista Basile, sob o nome “Sol, Lua e Talia”.

6- Chapeuzinho Vermelho
Há várias versões para ela alegoria daquela velha moral “não fale com estranhos”. O lenhador nunca existiu nelas, o que transforma o fim sempre o mesmo: a Chapeuzinho e a Vovó se dão mal. Na contada por Charles Perrault, a menina pede a direção para o Lobo Mau, que a ensina errado e a devora. Em outra, mais antiga, o Lobo mata a Vovó e prepara a carne dela, dando-a de jantar para Chapeuzinho. Depois disso, também a devora. Um conto menos popular dá conta que Chapéu faz uma espécie de strip-tease para o Lobo Mau e foge na primeira oportunidade.

7- A Princesa e o Sapo
Na história escrita pelos irmãos Grimm, o sapo é, na verdade, um grande trapaceiro. Ele engana a princesa e vai pedindo cada vez mais favores. Até que exige dormir na cama da garota, que, indignada, o joga na parede. Com o baque, o sapo se transforma no príncipe.

8- A Bela e a Fera
Este conto de amor é inspirado no texto “O Pequeno Cabo de Vassoura”, de Ludwig Bechstein. Nele, a Fera se transforma em um bicho fofo que é aconchegado por Bela, que o coloca para dormir com beijos. Porém, as irmãs dela, bastante invejosas, a matam afogada. As vilãs, por fim, têm um destino tão cruel quanto Bela: viram colunas de pedra.

9- Rapunzel
A garota de longos cabelos de ouro da história dos irmãos Grimm, escrita em 1812, recebeu, na versão original, tantas visitas do príncipe que acaba engravidando e suas roupas não servem mais nela.

+ sobre o tema

Esporte: lugar de quem?

Em primeiro lugar, acredito que faz-se necessária uma apresentação...

As mães das propagandas de margarina são felizes?

Só há dois requisitos básicos para dominar toda a...

Qual o melhor lugar para ser mulher no mundo?

Um estudo anual divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Econômico...

para lembrar

Marcha Mundial das Mulheres e CUT aderem ao #ForaBolsonaro

"O papel do Legislativo deve ser justamente de propor...

Gordofobia: um assunto sério

O policiamento dos corpos e a imposição de um...

Em Porto Alegre, jovens relatam casos de assédio protagonizados por taxistas

De cantadas e agressões a estupros, os episódios de...

Diferentemente dos homens, mulheres vão para corredor da morte por ‘crimes’ sexuais

Além das execuções oficiais, mulheres são mais suscetíveis aos...
spot_imgspot_img

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estupros em São Paulo aumentam 16,6% em novembro

O número de estupros, incluindo estupro de vulnerável, aumentou 16,6% no estado de São Paulo, passando de 1.088 casos em novembro do ano passado...
-+=