Na China, Michelle Obama retoma a diplomacia do pingue-pongue

Michelle Obama joga pingue-pongue tendo a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, ao fundo.

 

Mais de 40 anos depois de Estados Unidos e China usarem o pingue-pongue para retormar a diplomacia entre os dois países, coube a primeira-dama Michelle Obama mostrar que o tradicional tênis de mesa não foi esquecido pelos americanos. Raquete na mão, Michelle jogou com estudantes como parte de sua viagem a Pequim, marcada por uma “diplomacia suave” que tem como objetivo suavizar a imagem dos EUA, segundo analistas políticos.

Com a mãe e as duas filhas, Michelle visitou a Cidade Proibida acompanhada pela carismática primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, num encontro visto por correspondentes estrangeiros como um dos pontos altos da viagem. Foi durante uma parada do grupo na Escola Normal de Pequim, frequentada por estudantes da elite chinesa e por adolescentes americanos em intercâmbio, que Michelle jogou pingue-pongue.

— Meu marido joga. Ele acha que é melhor do que realmente é — disse a primeira-dama americana aos estudantes.

Michelle deve evitar assuntos espinhosos, como comércio e direitos humanos, deixando-os para o encontro de Barack Obama e presidente chinês, Xi Jinping, na próxima semana em Haia, onde participam da Cúpula da Segurança Nuclear.

Numa espécie de duelo de estilos aguardado por jornalistas, Michelle usava calças pretas e largas e uma túnica também preta. As duas primeiras-damas pareciam pouco à vontade em suas conversas durante a visita matinal a uma aula de caligrafia, especialmente porque elas dependiam dos intérpretes.

— Estou nervosa — disse Michelle ao apanhar um pincel de caligrafia.

— Não fique nervosa — respondeu Peng, em inglês.

Peng, calígrafa experiente, desenhou então os quatro ideogramas de um antigo aforisma sobre a virtude, os quais deu de presente a Michelle. Elas também visitaram uma aula de robótica. Peng, uma glamorosa soprano que há uma década era muito mais famosa que seu marido, tem tido grande visibilidade desde que Xi assumiu a Presidência — ao contrário de outras primeiras-damas chinesas, habitualmente discretas.

As duas mulheres já pareciam mais íntimas durante um passeio pela Cidade Proibida, no final da manhã. Peng parecia empenhada em fazer com que as duas filhas de Michelle compreendessem a história de edifícios com nomes como Salão da Harmonia Suprema e Palácio da Pureza Celestial.

Peng, vestida com um conjunto de blusa e saia azuis, bolsa vermelha e brincos combinando, parecia falar um inglês apenas limitado, mas arriscou alguns comentários aos alunos estrangeiros e à família Obama. Já as palestras em sala de aula e a visita à Cidade Proibida foram exclusivamente em chinês.

Além de Pequim, Michelle visitará a cidade histórica de Xi’an e a localidade de Chengdu, no sul, onde conhecerá uma reserva de pandas.

À noite, o presidente Xi cumprimentou a primeira-dama americana e se disse ansioso por revê-la com Obama na Holanda. Dessa vez, Michelle usava um vestido vermelho, enquanto Peng vestia um conjunto preto.

— Valorizo minha sólida relação de trabalho e a amizade pessoal que já estabeleci com seu marido —disse Xi a Michelle, por intermédio de um intérprete.

 

 

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

Suicídio do reitor ou da universidade livre?

As  universidades públicas brasileiras foram tomadas de estupor com...

Chuva em janeiro em SP é a maior em 15 anos, diz CGE

O acumulado da chuva registrada até quinta-feira na cidade...

É a barbárie: desmonte da CLT acaba com proteção ao trabalhador

A lei trabalhista de Temer, que entra em vigor...

para lembrar

Novos Dias Sérgio Vaz

Fonte: Youtube Este ano vai ser pior... Pior para quem estiver...

Subindo morro

Sob o título "Santander busca consumidores em favela",...

Os 8 bilionários que têm juntos mais dinheiro que a metade mais pobre do mundo

Os oito homens mais ricos do mundo possuem tanta...

PSDB e PT comemoram empate; Marina se compara com pororoca

Após Datafolha, Serra aposta em debates; presidente petista diz...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=