Na gestão Temer, quase tudo cheira a naftalina, a começar pelo slogan

“Eu vejo um museu de grandes novidades”, cantou o poeta Cazuza em “O tempo não para” (1988); canto eu ao fim da primeira semana do vice Michel Temer como presidente em exercício. No recém-empossado governo quase tudo cheira a naftalina, do ministério composto inteiramente por homens brancos à distribuição de cargos por cota partidária e aos impasses para escolher o líder na Câmara dos Deputados. Na gestão que se pretendia nova sobram ideias, personagens e ícones do passado. A começar pelo slogan, Ordem e Progresso, tomado emprestado da bandeira nacional.

Por Flavia Oliveira, do O Globo

Foto: Marta Azevedo

Já na primeira hora do primeiro dia o Brasil foi apresentado à marca do governo Temer. A frase da bandeira aparece estampada em verde e amarelo num globo tridimensional que se aproxima das palavras Brasil Governo Federal, base da logo. Ricardo Leite, CEO da Crama Design, agência que assina, por exemplo, a marca dos 450 anos do Rio, informa que esfera 3D é recurso muito usado por empresas de varejo popular. Algo se explica.

Claríssima é a intenção por trás da apropriação do símbolo pátrio que marcou as manifestações contra Dilma Rousseff e o PT. O “lindo pendão da esperança, símbolo augusto da paz”, como exalta o “Hino à Bandeira”, é isca para atrair o apoio da classe média que tomou as ruas pelo impeachment. “A marca é um atalho mental para a mensagem que o governo quer passar. Nesse caso, o nacionalismo é recado inequívoco. O uso da bandeira e suas cores se opõe ao vermelho do PT e remete a união, coalizão”, diz Leite.

Não foi por acaso que o lema positivista de Auguste Comte (“o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”) incorporou-se à bandeira e ao governo Temer. Tanto na proclamação da República quanto na interrupção do governo de Dilma, os novos mandatários careciam de legitimidade e aprovação popular. Nada melhor que prometer progresso pelas mãos de uma gestão ancorada na ordem e tomada de certezas.

“A conotação é conservadora e, de certo modo, autoritária. Sugere que uma elite iluminada conduzirá o país ao progresso. Passa ao largo do que seria a ‘desordem’ da mobilização social”, diz o historiador Carlos Fico. Num ato falho dos criadores, à frente o publicitário Elsinho Mouco, a versão original da marca omitia cinco estados, repetindo o centro da bandeira usada entre os anos 1960 e 1968.

Na busca de respaldo popular, o governo Temer atua no campo simbólico e, até aqui, no discurso oral. De um lado, a bandeira; de outro as promessas de reformas (tributária, previdenciária, fiscal, administrativa) e de revisão de atos da gestão que o antecedeu. Pente fino é senha usada por vários membros do primeiro escalão. Foi o que o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, prometeu fazer no Bolsa Família para reduzir em, talvez, 10% o total de beneficiários.

Políticas públicas precisam de aferição e revisões, obviamente. O Bolsa Família não está imune. Prova disso são as recomendações periódicas do Tribunal de Contas da União. O ministro foi infeliz ao lançar suspeita sobre o carro-chefe das políticas sociais, cujo valor médio é de R$ 176 — e que o presidente em exercício prometeu blindar da tesoura orçamentária — no momento em que desemprego e desigualdade crescem. Periga a rede de proteção social ter de aumentar, não encolher. Mais consistente foi Henrique Meirelles ao afirmar que desonerações e subsídios (a bolsa empresário, em suas palavras) oneram mais o governo que os programas sociais.

O ministro da Fazenda apresentou propostas e nomes para lá de conhecidos para ressuscitar a economia — alguns já estiveram nos governos FHC, Lula e Dilma. A dúvida é se haverá condições políticas para levar adiante a agenda. A simples troca de presidente subordinada ao velho fisiologismo reforça a desconfiança.

Não é por acaso que o mercado financeiro anda cabreiro, desde que Dilma foi afastada do cargo para o qual fora escolhida por 54 milhões de eleitores. Na semana anterior à saída, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota brasileira pela segunda vez em 2016. Em vez de voto de confiança, deu sinal de alerta ao sucessor.

No dia seguinte à posse, foi a vez de a Standard & Poor’s, outra gigante do ramo, divulgar relatório sobre os desafios de Temer. O texto dizia que “o suporte político pode se enfraquecer”, em razão da baixa aprovação popular, da oposição atuante do PT e do risco de investigações de corrupção afetarem membros do governo. Nove nomes do primeiro escalão estão sob investigação ou foram citados por delatores da Operação Lava-Jato. A vida real não será fácil.

 

+ sobre o tema

Mulheres Negras: Mais que um recorte . É necessário politicas públicas efetivas .

As mulheres negras do país merecem mais do que...

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Milhares já confirmam presença no ato “Mulheres contra Bolsonaro” em São Paulo

Manifestação, que deve acontecer no Largo da Batata (SP)...

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Fraca oposição pode ser maior trunfo para reeleição de Obama

Mesmo com a economia norte-americana enfrentando sérias dificuldades, Obama...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=