“Na rua como você detecta ladrão? Primeiro olha a cor” diz professor da UFRJ

O Centro Acadêmico de Engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) encaminhou denúncia de racismo envolvendo um professor do curso de Engenharia Eletrônica à diretoria da Escola Politécnica e à ouvidoria da UFRJ.
Segundo estudantes, o professor afirmou que se deve reconhecer um ladrão na rua por meio da cor da pele. De acordo com alunos, o docente teria dado as declarações durante uma aula no mês de março.

no UOL

“Na rua como você detecta um ladrão? Primeiro você olha a cor”, disse o professor, segundo a denúncia, apontando para a pele. O docente ainda acrescentou, de acordo com testemunhas: “Se você tem um sistema de segurança onde só passa gente branca, quando passa um preto o sistema apita”.

Procurado pela reportagem, o CaEng (Centro Acadêmico de Engenharia) disse que 25 alunos do curso fizeram denúncias sobre o episódio de racismo em sala de aula. O CaEng publicou em sua página nas redes sociais uma nota em repúdio ao comportamento do professor, cuja identidade não foi revelada, e enfatizou que o crime de racismo é imprescritível e inafiançável.

Na página, o Centro Acadêmico lamenta o ocorrido e diz que não se trata do primeiro caso de racismo dentro da universidade. “Sabemos que essa não foi a primeira e infelizmente não será a última ocorrência discriminatória de raça dentro da universidade, mas sabemos que nossa luta para mudar essa realidade já está sendo um diferencial rumo a uma sociedade livre de racismo e qualquer outro tipo de preconceito”, diz o comunicado.
Nas redes sociais, um seguidor da página do Centro Acadêmico defendeu que o professor merecia sair da universidade direto para a delegacia. “Isso não merece nota de repúdio não. Ele merecia sair da sala num carro de polícia”.

O CaEng informou que solicitou à UFRJ a troca do professor da disciplina e que está consultando advogados para orientações judiciais. O professor deve ser convocado para prestar esclarecimentos.
O UOL encaminhou a denúncia à assessoria de imprensa da UFRJ, que informou que vai apurar a informação.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Ministro diz que UE abandonou Itália diante da imigração de africanos

O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni,...

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

Caso de racismo sería causa de asesinato de joven en Bogotá

La comunidad intentó linchar al sujeto que, al...

Ator tem peça cancelada após comentários preconceituosos em rede social

  O ator Marauê Carneiro postou um comentário em um...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana Paula Abreu...
-+=