A “nação de marginais” e a população brasileira

Difícil organizar as ideias e mais difícil ainda colocá-las no papel. Tudo bem, não disse nada de novo e nem que essa afirmação se faz, fruto de alguma iluminação.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

O difícil é ruminar nosso cotidiano e despejá-lo aqui semanalmente. A cada dia nossa sociedade se mostra mais cruel com parte de seus cidadãos. Os últimos episódios das balas perdidas, das mortes das crianças, nos faz contemplar algo ainda mais tenebroso.

A guerra às drogas e às armas, de fato, só tem servido para continuar aquilo que a proposta e as ações estatais direcionadas ao processo de embranquecimento neste nosso rincão não conseguiu.

Um país que silencia ante a morte de mais de 50 mil filhos seus, renegados, não queridos, mas filhos, se entrega e auto denuncia-se como algoz.

Ao resistirem ao processo de embranquecimento e exclusão e demonstrarem ao longo dos séculos um nível sobrenatural de resiliência ante a total escassez de políticas e serviços públicos, e ainda teimarem em  encontrar formas de estar no mundo e em sociedade ainda que de forma precária, desafiam a ordem pensada para a sociedade brasileira.

Ao declara que há uma “nação de marginais”, o secretário de Segurança nos afirma em outras palavras que o antigo “estado paralelo” toma hoje proporções similares ao “Estado Islâmico”. Uma ordem onde o que importa são as armas, a guerra e nada mais.

Não podemos dissociar as consequências que sofremos hoje, das ações impetradas contra a população negra e não branca e que de maneira sofisticada se estende até nossos dias.

Minha inquietação é de que em nome da extinção desta tal “nação”, o que de maneira subjetiva ainda esteja em curso seja na verdade a verdadeira refeição ao povo negro brasileiro, que assim como nos tempos em que essa ação de embranquecimento era a tônica do discurso e das ações oficias, é a maioria da população brasileira.

Um grupo que continua crescendo e com as ações de auto-afirmação e elevação da auto-estima, saem das sombras da autodeclaração que mascara e se desnudam etnicamente.

Um país em que policiais ordenam que professores negros lembrem-se de fatos históricos para provarem suas competências e que dizem que cidadãos negros não têm perfil de quem lê, está mesmo fadada ao fracasso.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Os orixás protegem

A mãe de santo Conceição d’Lissá resiste à intolerância...

Brasileira muçulmana é atacada com pedrada em São Paulo

Pernambucana foi atingida na perna enquanto andava na rua por...

para lembrar

Busquemos um jeitinho de sermos mais alegres, mas dessa vez de verdade

Mônica Francisco * Deparei-me com uma citação em um importante...

A proteção ao mercado e o crime expresso pela cor

O Brasil, a cada dia que passa, evidencia ainda...

A revolta dos moradores do complexo de favelas da Maré

A guerra civil brasileira parece longe de acabar. por :...

“Volte pra favela” por Olivia Santana

Foi este o brado insultuoso, semelhante ao autoritarismo dos...
spot_imgspot_img

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como vivem os pobres já instigava a elite vitoriana, quando os chamados cidadãos de bem visitavam...

Com poesia e didatismo, “Favela” exala o perfume de uma “flor em resistência”

A Jatropha phyllacantha, flor que nasce no sertão baiano, é o fio (buquê?) condutor para que Adriele Oliveira leve o leitor a um universo...

Favela: A verdadeira startup brasileira?

Nas últimas semanas tem sido apresentado uma série de reportagens, nos mais variados órgãos de nossa imprensa, em que destaca as favelas enquanto exemplos...
-+=