Não à redução da maioridade penal

O que está por trás do ressurgimento do projeto para redução da maioridade penal no Congresso Nacional? Um olhar imediato aponta o fortalecimento da participação da bancada conservadora na política, nos partidos e no Congresso Nacional.

por Jurema Werneck na Folha

Trata-se de um conservadorismo cínico, oportunista e inconsequente, pois seus objetivos parecem ser, além de mostrar força no Congresso e na mídia contra os interesses progressistas, fingir uma preocupação com as altas taxas de violência interpessoal no país.

Foi um golpe contra a democracia a manobra articulada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para colocar em votação uma segunda proposta de redução da maioridade 24 horas após o primeiro texto ser rejeitado. Um golpe para fazer demagogia. Um golpe contra a sensatez.

O cinismo está em apesar deles saberem que a maioria esmagadora dos crimes são cometidos por adultos –traficantes, policiais, jagunços e que tais– investem contra o elo mais fraco, os meninos e jovens, a maioria negros, perdidos, confusos e sem acesso aos seus diretos básicos.

Estes crimes são cometidos usando armas fabricadas no Brasil e entregues nas mãos dos assassinos sem qualquer controle. E muitos destes criminosos estão vinculados aos interesses dos financiadores das campanhas eleitorais daqueles que estão defendendo propostas deste tipo. Coincidência?

É momento de resistir! É preciso denunciar o racismo, os preconceitos e os interesses escusos embutidos na retomada da PEC 171/1993 (Proposta de Emenda à Constituição), que tramita no Congresso Nacional e propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

No Brasil, quem comete infrações a partir dos 12 anos já é julgado e submetido a medidas socioeducativas que podem chegar à privação de liberdade. Na vida real, sabemos que em muitos casos meninas e meninos são encarcerados e largados a sua própria sorte, submetidos a maus tratos, sem escola, sem saúde, sem atenção.

É um modelo cheio de falhas, injustiças, marcado pelo racismo institucional que está presente também nas políticas que deveriam proteger e cuidar, assim como no sistema prisional para adultos. É isso que precisa ser revisto e mudar com urgência.

Crianças e adolescentes devem ser cuidados, educados, valorizados, acolhidos. Seus erros devem ser corrigidos, mas de modo a ajudar a cada um deles a crescer da melhor forma possível, a buscar viver plenamente sua humanidade. As mães, famílias e as comunidades de onde vêm devem ser também cuidadas e fortalecidas, de modo a poderem apoiar adequadamente seus meninos e suas meninas.

A proposta de redução da maioridade é uma afronta à Convenção sobre os Direitos da Criança, instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal, assinado por 193 países, inclusive o Brasil. É uma afronta às conquistas sociais e de direitos, que tantos lutamos para conseguir.

A sociedade tem, nas últimas décadas, reafirmado seu desejo e compromisso com a justiça social, mas o Congresso parece que não entende, não ouve. Certamente, esta parte do Congresso não me representa!

Queremos que o Congresso ouça a voz da sociedade; que ouça a voz dos que sempre foram perseguidos e injustiçados e seguiram lutando por uma vida melhor. Queremos que o Congresso tome medidas para proteger e valorizar nossas vidas, principalmente as vidas da juventude negra.

Esses meninos e meninas negras, crianças, adolescentes e jovens não são os vilões. Ao contrário, as estatísticas nacionais informam que são as principais vítimas: de balas perdidas, de homicídios, de execuções. É preciso ouvi-los, lutar por eles, lutar com eles.

Mas não basta. Não é suficiente.

É preciso salvar suas vidas. Impedir a circulação das munições que terminam por destroçar seus corpos. É preciso desarmar a sociedade e as polícias. É preciso acabar com a Polícia Militar. É preciso gritar contra a proposta de redução da maioridade.

Nós, ativistas, não vamos desistir. Estamos unidas e unidos contra atrocidades como esta tentativa de encarcerar a juventude negra, ao invés de cumprir seus direitos de educação, saúde, cultura e bem-estar.
Vivemos um momento de engajamento. Lutemos mais, lutemos sempre, dentro e fora da internet, nas ruas, nas comunidades no Congresso.

Temos muita luta pela frente.

JUREMA WERNECK é conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos, integra a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras e coordena a ONG Criola, no Rio de Janeiro

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

‘Não vamos desistir porque fascistas estão vencendo agora’, diz Jurema Werneck

Para ativista do movimento feminista e negro, a luta...

“Ainda há vidas para salvar”: diretora da Anistia falará na CPI da Covid

Médica e diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck,...

18 Razões Contra a Redução da Maioridade Penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara...
spot_imgspot_img

Um passado que permanece

Neste domingo (31) completam-se seis décadas do golpe de 1964. É dever daquelas e daqueles comprometidos com a verdade e a justiça repetir o "Nunca...

Renafro celebra 20 anos de fundação com seminário em Salvador, nos dias 24 e 25 de novembro de 2023

A Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde irá celebrar os seus 20 anos de fundação no Seminário Nacional das Religiões Afro-brasileiras e...

Jurema Werneck recomenda livro com visão de mulher negra diante da pandemia

Segundo a ativista, pode-se encontrar também no livro, Negra percepção sobre mim e nós na pandemia, um conjunto de cicatrizes individuais, adquiridas na pandemia...
-+=