Noite para Dandara e Zumbi

Em celebração ao dia 20 de novembro, no Torto MpBar (Santos/SP):

“Noite para Dandara e Zumbi”, presença da Equipe Futuráfrica, Wylmar Santos e Preta-Rara

Por Dayane Rodrigues via Guest Post para o Portal Geledés

Uma festa para celebrar! O dia 20 de novembro é uma data significativa para a luta contra o racismo no Brasil. Trata-se do Dia da Consciência Negra, em menção à data de morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que não estava sozinho, mesmo quando a história se esforça para apagá-la, Dandara, companheira de Zumbi, foi fundamental para a organização do grupo de quilombolas. Enfrentou o regime da escravidão pela liberdade de seu povo, com estratégias políticas de liderança.

E em função disso, o Coletivo Futuráfrica, com o apoio da produtora cultural Dayane Rodrigues, realizará uma festa na próxima terça-feira, dia 17 de novembro, às 22h, no Torto Bar: “Noite para Dandara e Zumbi”, com a estreia do músico Wylmar Santos, junto à Equipe Futuráfrica, e a participação especial da rapper Preta-Rara, dentro do projeto “Terças da Futuráfrica”.

A ideia fundamental é festejar, e também será o começo de uma outra história, pela memória e ancestralidade negra e de olho no futuro, a Futuráfrica chega com um bloco novo musical para a Baixada Santista. O cantor Wylmar Santos – “narrador das multidões”, artista calunga – estreia e passa a contribuir com a produção musical da Equipe Futuráfrica. Portanto, junta-se aos músicos Mauro Marianno, Sandro Bueno e ao DJ Lufer, com um repertório de Rap, Dub, Reggae, Samba e Jazz para acenderem novas perspectivas, condutas e posicionamentos pelas estéticas negras.

O músico Wylmar Santos tem uma longa trajetória profissional, em que sua pesquisa passeia pelas obras de nomes como Itamar Assumpção, Tim Maia e Luiz Melodia. De suas produções, em 2007, lançou o álbum “Tons e Cores” e depois de uma longa temporada numa busca vertical por sua autonomia musical chega ao disco “Do baile ao jardim”, com parcerias de várias regiões do Brasil, inclusive, com o cantor da cidade de Santos, Gibi Wagner, na canção “O tempo”. Agora, para estabelecer um novo modelo de conexão em seus processos criativos, Wylmar aproximou-se da Futuráfrica para uma fusão com elementos já estabelecidos na história do Coletivo, pontos chaves das diásporas transatlânticas da África ao Brasil, e pelos guetos do mundo, para as lacunas de representatividade negra na música local.

Tudo porque, a cidade de Santos vive um vácuo geracional quando se trata de posicionamentos políticos e públicos sobre as questões étnico-raciais; afinal, o reconhecimento de grupos ou coletivos independentes para a construção identitária negra ainda é quase inexistente. Então, nessa nova formação da Equipe Futuráfrica, e somado aos motivos de tal aproximação, com produtores e artistas ligados historicamente em suas pesquisas e estudos às temáticas negras, nasce a referência da resistência de se existir com a identidade negra de pé, pela voz sempre altiva, com o microfone na mão e os discos nas pick-ups, regidos por construções abertas para a novidade.

E ainda para essa noite, para uma participação especial num formato de pocket show, a cantora Preta-Rara estará presente com algumas canções do seu novo disco: “Audácia”. Depois de dez anos de carreira, Preta-Rara lançou o CD, dia 08 de outubro, pela internet. As faixas estão disponíveis na plataforma SoundCloud, no perfil da cantora (soundcloud/pretarara). A rapper segue o exemplo de outros artistas que apostam nas redes sociais para divulgar o trabalho. E chega para somar nessa festa em comemoração ao dia 20 de novembro com a sua força de mulher negra, como autêntica “filha” de Dandara.

“Noite para Dandara e Zumbi”, uma noite de celebração, encontros de artistas e a firmeza nas ideias pela atenção ao racismo estrutural de uma sociedade que silencia diariamente àqueles da pele escura, ainda nos moldes da segregação anterior à abolição da escravidão, porém, agora, com a assinatura perversa do mito da democracia racial. Será uma noite de festa e protagonizada por músicos que ao subirem no palco sabem da força de se ter um repertório dedicado ao espírito de luta da comunidade negra e toda sua história graças às heranças de outros artistas negros que os antecederam.

Serviço:

Terças da Futurafrica – “Noite para Dandara e Zumbi”, com Equipe Futuráfrica, Wylmar Santos e Preta-Rara

Local : Torto MpBar – Av. Siqueira Campos, 800

Data : 17 de novembro de 2015

Horário : 22h

Entrada : R$ 10,00

Apoio: Soulgreen Headshop

Organização: Futuráfrica e Dayane Rodrigues

unnamed (16)
unnamed (17)
unnamed (18)

+ sobre o tema

Empresária vai construir fábrica de bonecas negras na Baixada

Com tecidos, lãs e muitas cores, ela costura sonhos...

Festival Latinidades ganha edição especial no Mês da Consciência Negra

Maior festival de mulheres negras da América Latina segue...

Iemanjá mostra força dos valores afro-brasileiros frente ao racismo religioso

Mobilização em todo o país revela que as religiões...

para lembrar

TJ cria comissão de enfrentamento à desigualdade racial

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai...

Plenária do Quilombo Raça e Classe defende unidade para combater racismo

  Representantes dos Quilombos Família Silva, Rio Grande do Sul;...

Servidores cobram do Planejamento ações afirmativas no serviço público

Por André Pelliccione, da Redação do Sindsprev/RJ Dirigentes sindicais...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=