Nosso Herzog da atualidade

O século 20 foi considerado o século das imagens. Algumas marcaram de forma significativa a história da humanidade. Outras mudaram de forma radical a nossa história. Quem se esquece da imagem dos atletas negros, estadunidenses, que, nas Olimpíadas do México, em 1968, levantaram os braços com punho fechado em protesto contra o racismo nos Estados Unidos?

Enviado por Maurício Pestana para o Portal Geledés 

Mahatma Gandhi, de personalidade forte e espírito revolucionário, expôs na sua imagem a simplicidade e a humildade como forma de ação pela não violência; já o rosto de Che Guevara é uma das fotos mais reproduzidas no mundo. Outra imagem marcante é a de uma criança correndo nua sob o bombardeio, na Guerra do Vietnã, há 43 anos, revelando os horrores da intervenção norte americana naquele país.

O Brasil do Capitão Bellini erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, fez com que o gesto fosse repetido e copiado até hoje em todos os cantos. Mas, das imagens que ajudaram a mudar a nossa história, sem dúvida, a foto do suposto suicídio do jornalista Vladimir Herzog, numa das celas do DOI CODI, em 1975, foi determinante para o processo de abertura política e o fim da ditadura militar no Brasil.

Assassinado em 2013, Amarildo Dias de Souza teve o seu caso e sua imagem amplamente divulgada e, com a força das redes sociais, simbolizou uma das maiores atrocidades do nosso tempo: a morte de jovens e adultos negros nas periferias. Hoje, porém, a justiça do Rio, ao retomar o caso do sumiço de Amarildo, trouxe novamente à tona a imagem que se tornou símbolo da denúncia da violência policial exposta de forma dramática.

Na semana passada, a CPI da juventude negra, que visitou a cidade de São Paulo, ouviu fatos estarrecedores que demonstram o quanto o racismo institucional, seja pela omissão da justiça, pela violência policial, pelo abandono social e educacional dos territórios majoritariamente negros, contribui para dramas como o caso Amarildo, o nosso Herzog da atualidade.

Maurício Pestana é Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Maurício Pestana é o novo Secretário da Igualdade Racial da cidade de São Paulo

Maurício Pestana, assume o posto de Secretário Municipal de...

Ai de mim e de ti Haiti

Existem fatos que, por maior que sejam os nossos...

Políticas de promoção da igualdade racial – 1986 a 2010 de autoria de Matilde Ribeiro

A editora Garamond lançou no dia 01/12/2014 o livro...

Papo sério: Representatividade importa

Quem me acompanha no twitter sabe o quanto a...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Maurício Pestana: Quando o racismo se torna entretenimento

Desde a explosão midiática do caso de George Floyd, falar, opinar, criticar ou denunciar atos de racismo nunca esteve tão em moda. Seu assassinato à luz do dia...

No país dos deputados “negros” que são brancos

Diversidade, inclusão, pluralidade, equidade, enfim, são várias as denominações que podemos encontrar para definirmos uma só coisa: o desejo de uma sociedade mais igualitária e...
-+=