Nota da Conen sobre a agressão de Reaja

Consciência Pan-africana é preciso!

Enviado para o Portal Geledés

O uso de bandeiras por parte dos movimentos sociais é um ato identitário e de grande relevância política. É através dos seus símbolos de luta que os movimentos são identificados e também transmitem as suas mensagens, os seus anseios e sonhos de um mundo melhor. A campanha Reaja ou será morto, Reaja ou será morta em seu comunicado nacional sobre a III Marcha contra o genocídio do povo negro traz uma reflexão interessante sobre o uso ou não de bandeiras, ao informar que “não aceita em suas fileiras bandeiras, panfletagem ou propaganda que não seja compatível com a construção de uma organização internacional de luta Panafricanista, Quilombista, Negro-Comunitária.”

Ou seja, enquanto organização Panafricanista, Quilombista, Negro-Comunitária, a campanha REAJA expõe a não aceitação do uso de bandeiras que não estejam compatíveis com os seus anseios, mensagens e sonhos de um mundo melhor a partir das perspectivas citadas. Respeitamos a decisão da campanha e por respeitar esta decisão, não compreendemos os fatos ocorridos durante a realização da marcha na cidade de Salvador-BA, quando militantes da Coordenação Nacional de Entidades Negras foram hostilizados e agredidos por erguerem a bandeira da referida entidade, vide que a mesma representa uma organização igualmente Panafricanista.

A CONEN participa ativamente da luta pan-africanista na diáspora, estando na construção dos congressos, estando em constante dialogo com os diversos movimentos negros na diáspora, estabelecendo relação com as nossas irmãs na América Latina e África, que esteve na organização das Marchas Zumbi, Zumbi + 10, e que agora se empenha na construção da Marcha Zumbi + 20, do Congresso Nacional dos Povos da América, e que em 2012 levou as ruas o tema “Consciência Pan-africana é preciso” com a Marcha do 20 de novembro realizada anualmente.Compreendemos que o genocídio do povo negro é a tentativa de extinção do nosso povo, levado a cabo por diversos séculos desde o processo escravocrata e que agora é levado a cabo pelo Estado, a partir do seu braço armado que quando não mata, encarcera e exclui, além de uma politica sobre drogas, que fomenta a guerra contra o nosso povo.

Pelo entendimento de que o genocídio é um processo estrutural, acreditamos que a pauta não deve possuir donos, é preciso que os diversos setores do movimento  social, os movimentos feministas, LGBT, de luta pela terra, de luta por moradia, se empenhem no combate a este mal que atinge majoritariamente a nossa juventude, a despeito do protagonismo ser dos diversos movimentos negros.

A CONEN tem estado empenhada nesta luta nos últimos anos. A construção do I ENJUNE- Encontro Nacional de Juventude Negra, que colocou este debate em um outro patamar, teve ampla participação desta entidade, integramos o Fórum Nacional de Juventude Negra, participamos da construção da CPI da Violência contra Jovens Negros e a pauta é prioritária em nossas ações.

A agressão física e verbal sofrida pela nossa militância, a ameaça de queimar a nossa bandeira, as mentiras acerca da agressão sofrida por uma mulher, a exposição de inverdades feitas no trio acerca da nossa articulação politica, são extremamente graves, não apenas pela ameaça a integridade física da nossa juventude, mas principalmente pela exposição irresponsável de uma entidade que possui 25 anos de luta pela igualdade racial e que ajudou a construir a I e a II Marcha Internacional contra o genocídio do povo negro, expondo a incapacidade de solidariedade politica da III Marcha com as entidades que foram as ruas protestar.

Jamais poderíamos ter sido expulsos da Marcha vide que a mesma é realizada na rua, e a rua é o nosso lugar, é na rua que construímos os nossos ideais, e nem a agressão sofrida poderá nos retirar dela. Repudiamos os fatos ocorridos bem como reafirmamos o nosso lugar de fala enquanto organização negra, panafricanista, reafirmamos a centralidade do debate, e reafirmamos a solidariedade politica a organização da JCONEN – juventude da CONEN-Bahia hostilizada e agredida durante a marcha.

Da rua não nos retiramos.

Da luta não sairemos.

Contra o genocídio do povo negro, nenhum passo atrás !

Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN

Executiva Nacional Agosto / 2015.

+ sobre o tema

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=