A nova nota de US$ 10 do Canadá terá o rosto de Viola Desmond, uma ativista dos direitos civis das mulheres negras

Enviado por / FontePor Greg Quinn, do UOL

O Canadá escolheu a ativista dos direitos civis Viola Desmond, que desafiou a segregação racial nos anos 1940, como imagem da próxima nota de 10 dólares canadenses.

A nova cédula deverá entrar em circulação no fim de 2018 e encerra as consultas que geraram 26.300 indicações e 461 candidatas que cumpriam o critério oficial para adicionar uma mulher de destaque às cédulas. O presidente do Banco do Canadá, Stephen Poloz, e o ministro das finanças, Bill Morneau, anunciaram a vencedora na quinta-feira, no Museu Canadense de História, nos arredores de Ottawa.

O ministro das Finanças federal Bill Morneau está com Wanda Robson em uma cerimônia no Museu Canadense de História, em Gatineau, Que, anunciando a nova cédula de US $ 10. (Foto: Chris Wattie / Reuters)

“Os canadenses nos disseram que essa era uma dívida antiga”, disse Poloz, em Gatineau, Quebec.

Ao longo da história do Canadá, a maioria das imagens que apareceram nas cédulas de dinheiro era de homens, com a exceção recente da rainha Elizabeth II. O anúncio surge após medidas de outros países para corrigir o desequilíbrio entre gêneros. O Tesouro dos EUA, por exemplo, escolheu a abolicionista Harriet Tubman para uma nota de US$ 20, e o Banco da Inglaterra selecionou a escritora do século 19 Jane Austen.

 

“Eu tive a tarefa muito, muito difícil de encontrar apenas uma” finalista, disse Morneau.

Desmond (1914-1965) desafiou as políticas de segregação racial na província de Nova Escócia, no leste do país, em 1946 — anos antes de Rosa Parks ajudar a criar o movimento de defesa dos direitos civis nos EUA empreendendo uma luta semelhante contra a segregação de assentos nos ônibus.

‘Grande dia’

Desmond foi presa, condenada e multada por se sentar em uma seção exclusiva para brancos em um cinema de New Glasgow e por tentativa de fraude relacionada à “diferença de um centavo entre os assentos de camarote” que segregavam negros e brancos, segundo uma biografia oficial.

A irmã mais nova dela esteve presente na cerimônia de quinta-feira. “Este é realmente um grande dia, por ver minha irmã mais velha em uma cédula”, disse Wanda Robson. Robson arrancou risos da plateia ao detalhar a natureza desconexa de sua irmã, inclusive seu hábito de agir como professora, corrigindo qualquer erro gramatical que escutasse. “Eu sei como Viola se sentiria se estivesse aqui: ela estaria muito orgulhosa.”

O Canadá informou que essa nova cédula iniciará uma mudança maior em direção à diversidade na moeda do país. A próxima nota de 5 dólares canadenses também apresentará alguém escolhido por meio de um processo similar, o que significa que alguns homens famosos canadenses perderão seus lugares.

“O primeiro primeiro-ministro do Canadá, Sir John A. Macdonald, e o primeiro primeiro-ministro francófono, Sir Wilfrid Laurier, serão homenageados em nossas cédulas de maior valor” em vez das notas de cinco e dez dólares mais frequentemente carregadas pelos canadenses, segundo comunicado do Banco do Canadá. “William Lyon Mackenzie King e Sir Robert Borden deixarão de ser retratados nas cédulas.”

+ sobre o tema

Zanana L. Akande

Zanana L. Akande, nascida em 1937, é uma ex-política...

Anne Claire Cools

"Para cada marido abusivo existe uma mãe abusiva". "Por detrás...

Jean Augustine

Jean Augustine, nascida em 9 de setembro de 1937...

Marlene Jennings

Marlene Jennings, nascida em 10 de novembro de 1951...

para lembrar

TCC – Negras nas revistas de noivas

Oie! Finalmente consegui um tempo para postar a minha...

Califórnia é o 1º estado dos EUA a punir discriminação contra cabelos afro

Depois da cidade de Nova York criar uma lei...

A ostentação negra incomoda

Ostentar significa “alarde, exibição vaidosa, vanglória”. Qualquer um pode...

8 projetos de meninas que estão combatendo o racismo na escola

Meninas negras de várias regiões do país mostram como...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=