Novos emojis do iPhone fazem Apple ser acusada de racismo

Apple está adicionando, ao iPhone, ao iPad e ao Mac, novos emojis que representem pessoas de etnias variadas, como negros e asiáticos. É um louvável reconhecimento da diversidade dos seres humanos. Mas alguns veem racismo nisso.

Comentários negativos sobre os emojis têm sido feitos principalmente por asiáticos. Há seis opções de tons de pele nos novos ícones da Apple. Uma dessas cores, amarela, foi interpretada por alguns como correspondente à pele dos orientais. E houve quem achasse o tom amarelo demais.

No Twitter, o usuário Kray Kray escreve: “O tom de pele asiático nos novos emojis da Apple é amarelo intenso. Isso parece mais racista do que pró-diversidade racial.”

emoji2

Também no Twitter, a usuária Yurie Kwon diz, ao comentar uma notícia do site Mashable: “A Apple está liberando novos emojis com diversidade racial. Mas não estou certa sobre como me sinto sobre aquele emoji asiático ultra-amarelo.”

emoji

Os ícones, na verdade, seguem as recomendações do consórcio Unicode, que estabelece padrões para letras, números, símbolos e outros caracteres em meios digitais. Isso foi apontado por várias pessoas em comentários no Twitter.

A documentação do Unicode explica que, com exceção do amarelo, as cores dos emojis que representam pessoas vêm da escala de tons de pele criada em 1975 pelo dermatologista Thomas Fitzpatrick, da Escola de Medicina de Harvard.

Já o amarelo é a cor indicada para aquele emoji sorridente básico, o smiley. Essa cor é usada desde os anos 60, quando Harvey Ball, desenhista de uma empresa de seguros americana, criou o smiley.

Então, pode até ser que a Apple mude a cor do ícone se houver muita pressão. Mas não parece haver racismo nela.

Bandeira brasileira e Siri em português

A nova coleção de emojis da Apple traz 300 novos símbolos, incluindo mais bandeiras, como a brasileira. Esses novos ícones apareceram primeiro na versão 8.3 do sistema iOS, usado no iPhone e no iPad.

No teclado do iOS 8.3, basta manter o dedo sobre um dos emojis para ver as diversas opções de tom de pele, da mesma maneira que se acentua uma letra.

Outra novidade do iOS 8.3 é que, nele, a assistente falante Siri vai finalmente passar a entender português, além de seis outros idiomas.

Essa edição do iOS ainda está em fase final de desenvolvimento. Deve demorar algumas semanas até ela ser liberada para os usuários. Os mesmos símbolos serão acrescentados à próxima geração do sistema OS X, do Mac. Versões de teste dos dois sistemas foram liberadas para desenvolvedores de aplicativos nesta semana.

Uma dica: se você tem um iPhone ou iPad e não vê emojis no teclado, pode ativar esse recurso no app Ajustes. Para isso, abra o app e toque em Geral > Teclados > Teclados > Adicionar novo Teclado. Selecione, então, a opção Emoji.

+ sobre o tema

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações....

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

para lembrar

O orgulho de ser gay do CEO da Apple

Jornal GGN – Em um artigo publicado na revista...

Apple fez emojis negros, o ser humano o transformou em arma para o racismo

Na última semana a Apple inovou e lançou uma...

Loja da Apple é acusada de racismo após expulsar estudantes negros

A Apple teve de se desculpar com seis estudantes...

Apple não quer mais mulheres nem negros nas chefias

Mulheres, negros, minorias em geral ficam bem no papel,...
spot_imgspot_img

“Ei, Siri, tô tomando um enquadro” é a tecnologia trabalhando para você

Não raro, inovações tecnológicas surgem num dia e, de tão inúteis, caem num profundo abismo do esquecimento na semana seguinte. Esse parecia o destino...

É um problema ser a única negra, diz brasileira convidada para conferência da Apple

Ana Carolina da Hora, 24, de Duque de Caxias (RJ), viajou para fora do país pela 1ª vez para participar de evento Por Jefferson Barbosa,...

Lázaro Ramos é o primeiro convidado da Apple para indicação de livros e filmes no novo IOS

No mundo da tecnologia, a semana que passou foi agitada. Enquanto anunciava sua nova fornada de iPhones, a Apple avisou que atualizaria a versão de seu sistema...
-+=