O futebol nos tempos de cólera

Abro a Rede Social e me pergunto por que insisto em ler aquela caixa de comentários, onde o bom senso só surge como terra arrasada.

Pela enésima vez, me deparo com um discurso que encerra de imediato qualquer discussão sobre a Copa do Mundo.

Trata-se da ideia de que futebol é mera futilidade, uma distração inaceitável num momento em que todo e qualquer cidadão deveria militar por reformas nos serviços públicos do País. Algo como o “O ópio do povo”. Falou de futebol, é um alienado, responsável pelo “atual estado de coisas” observado no Brasil.

Embora pareça antenado, esse é um discurso falsamente politizado, que pretende se apresentar como exercício de espírito crítico, mas esbarra na falta de consistência. Espírito crítico exige análise, informação, ponderação, proposição. O discurso radical disseminado em tantas caixas de comentários, pelo contrário, rejeita “tudo que aí está”, inclusive os caminhos políticos e institucionais e seus atores. É antes uma forma de se abster do que de se envolver.

O que me surpreende, no entanto, não é o radicalismo, mas o desembaraço para negar o futebol como elemento cultural.

É o tipo de abstração sem sentido que pode reduzir qualquer atividade a uma distração supérflua, porque o valor das coisas, quase sempre, não é intrínseco, mas oriundo do significado que atribuímos a elas.

Cultura, afinal, não são apenas as artes, mas tudo aquilo que é produzido pela inteligência humana. São os costumes e valores de uma comunidade.

Por consequência, não há como dissociar o futebol da cultura e da identidade brasileira (assim como acontece com tantos outros países). Faz parte da nossa memória afetiva, dos nossos hábitos, da nossa economia, das nossas artes, de como nos divertimos.

Sem paixão pelo futebol não haveria os contos de Nelson Rodrigues, os acordes de “Fio Maravilha”, os balés de Garrincha, os quadros de José Roberto Aguilar, ou a arte de rua típica das Copas do Mundo.

Não haveria o Jesus do Futebol.

Eu não encontraria os melhores amigos dessa vida na próxima quinta-feira e não teríamos na memória os grandes momentos, bons e ruins, que vivemos juntos nas Copas de 2002, 2006 e 2010.

E os problemas seculares que existem no País provavelmente seriam todos iguais.

O futebol, não nos define, mas faz parte do nosso repertório e ajuda a construir nossa identidade como povo. Suprimi-lo da agenda do brasileiro até que a Saúde, a Educação e outras prioridades atendam a padrões de primeiro mundo soa mais como castigo do que como solução

Fonte:Carta Capital

+ sobre o tema

Gil, 45 anos depois do AI-5 e prisão: ‘foram momentos de agonia’

Neste dezembro de 2013, os 45 anos do AI-5....

Livro “12 Anos de Escravidão” será lançado no Brasil!

A Editora Companhia das Letras divulgou hoje que publicará...

Mano Brown mostra novidades sobre seu primeiro disco solo

por Mandrake Mano Brown apresenta pela primeira vez,...

Árbitros cruzam os braços contra racismo

Durante partidas pelo Campeonato Gaúcho, árbitros cruzam os braços...

para lembrar

O país do futebol virou país de matadores. Por Xico Sá

Procura-se, como no velho Oeste, recompensa de R$ 5...

A decisão absurda de mudar o horário do metrô paulista em dias de jogo para atender a Globo

por : Kiko Nogueira A decisão de manter o metrô funcionando...

São Paulo: Museu do Futebol recupera história da participação feminina nesse esporte

Projeto 'Visibilidade para o Futebol Feminino' incorpora peças sobre...

Pretenso espaço de democracia, esporte ainda sofre com o racismo

Fonte:Abril - Os sucessivos casos de racismo em campos, quadras...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=