O machismo carinhoso

Quando o eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikkle afirmou aos gritos, num debate do parlamento, que as mulheres deveriam ganhar menos do que os homens por serem mais fracas e menos inteligentes, o mundo inteiro ficou incomodado. Mesmo as pessoas que não se julgam feministas ficaram incomodadas.

Por Ruth Manus, do Observador

 

O discurso de Korwin-Mikkle é escancaradamente machista, misógino e estapafúrdio, a ponto de não deixar ninguém com qualquer dúvida sobre o seu comportamento. Não havia qualquer espaço para “porém”, “veja bem” ou “não foi bem isso que ele quis dizer”. Qualquer pessoa que lhe queira dar razão é obrigada a assumir-se como machista, conservadora e, acima de tudo, desinformada.

Ocorre que o machismo- nas suas tão variadas medidas- nos visita praticamente todos os dias. E ele não costuma, em 2017, aparecer da surreal forma gritante eleita pelo eurodeputado. Muitas vezes o machismo aparece de uma forma sutil- quase carinhosa- que pode não soar diretamente como agressão, mas que nos agride, nos fere e nos ameaça da mesma forma.

Tudo começa com a forma de tratamento utilizada para dirigir-se a uma mulher. Lembro-me de uma reunião com um cliente do meu escritório de advocacia, na qual fomos eu e meu sócio. Cada um tem 50% das cotas da sociedade. O cliente, um homem de cerca de 50 anos, chamava meu sócio de Doutor e me chamava de Meu Anjo. Meu Anjo, será possível? Será difícil perceber que isso é uma agressão para qualquer profissional?

Há muitas versões: meu anjo, minha linda, minha querida, mocinha, miúda. Todas elas têm a mesma intenção não declarada (e por vezes não intencional): a de nos desautorizar e a de nos colocar num posto inferior àquele que nós conquistamos e que é nosso por direito. Não consigo entender qual é a dificuldade de se tratar uma mulher no ambiente profissional com a mesma distância e respeito com os quais trata-se um homem.

Algumas vezes o machismo carinhoso é motivado por sarcasmo. Outras vezes, por uma certa ingenuidade. Em ambas as versões ele é grave. Muitas vezes o machismo carinhoso vem em forma de elogio. Dizer a uma médica, professora, empregada doméstica, farmacêutica, economista ou faxineira que elas são mulheres muito bonitas (ou fazer qualquer outra menção à sua aparência física) no ambiente profissional, não é um elogio bem vindo. No ambiente profissional nós queremos ser avaliadas apenas e tão somente pela nossa conduta profissional. Será pedir muito?

São pequenas farpas do dia a dia que nos desgastam. Comentários inoportunos sobre a maternidade, sobre a vida pessoal, sobre uma série de assuntos que não deveriam sair do nosso ambiente privado, mas frequentemente saem. É preciso rever comportamentos tidos como inofensivos. Porque o machismo carinhoso é machismo como qualquer outro. A sutileza do seu exercício não minimiza seus danos. E nós estamos cada vez mais cansadas disso.

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

Sonia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil: ‘é tudo ainda muito branco e masculino’

Sonia Guimarães subverte alguns estereótipos de cientistas que vêm à mente. Perfis sisudos e discretos à la Albert Einstein e Nicola Tesla dão espaço...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=