O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Enviado por / FonteMamaPress

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história do Movimento Negro e sua organização, que foi ao ar na TV Cultura de São Paulo em 1977.

É surpreendente a sua atualidade e contemporâneidade em 2015.

Nós do Movimento Negro Brasileiro temos muito pouco material televisivo da época da ditadura. Apesar de movimentarmos milhões de negros brasileiros por todo o país com consciência, dignidade, reconhecimento e “soul”. Nossa invisibilidade na “mídia” oficial era quase que total.

Este documentário portanto se insere então no rol dos vídeos, que todos os negros e negras contemporâneos e futuros, terão a obrigação de ver caso queiram sabem um pouco mais de seu presente, através do que foi feito em um passado recentíssimo. Marcos Romão (Mamapress)

“Quando a classe média, o branco começou a a entrar nas escolas de samba, a gente começou a se sentir um pouco, como se estivesse sendo expulso de lá”. Hamilton Bernardes Cardoso( 1977) Publicado em 3 de jul de 2015 por Gabriel Priolli

Reportagem de Gabriel Priolli Netto e Armando Figueiredo Neto

Documentário realizado pelo Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, em 1977.

O filme registra a rearticulação do movimento negro brasileiro, no final da ditadura militar, com depoimentos de intelectuais e ativistas importantes, como Beatriz Nascimento, Eduardo Oliveira e Oliveira, e Hamilton Bernardes Cardoso.

Mostra como a soul music norte-americana, seus temas e sua cultura (gestual, vestuário, hábitos, etc) influenciaram a juventude negra do final dos anos 1970 e serviram como eixo articulador de um sentimento de orgullho e pertencimento, que impulsionou a mobilização política contra o racismo e em favor dos direitos raciais.

beatriz-nascimento-2
Beatriz Nascimento (Foto: Reprodução/ Documentário O Negro da senzala ao soul)

“Para entender a história do negro, você tem que partir da história deles como um grupo livre, como empreendendo uma sociedade livre, mesmo que dentro da sociedade (maior) tenha existido escravo, mas basicamente o quilombo é uma sociedade de homens livres, que procura organizar uma sociedade para si, onde ele possa viver de acordo com o seu passado histório, africano e brasileiro, com seus hábitos, suas culturas e sua forma de ser.

O quilombo não se esgota na história da repressão, ele se prolonga na história da organização e localização dos negros nos mocambos e favelas. Maria Beatriz Nascimento (1977)

eduardo-oliveira-oliveira-sociologo
Eduardo Oliveira Oliveira (Foto: Reprodução/ Documentário O Negro da senzala ao soul)

”Na medida em que o negro caminha para a conscientização e conhecimento de si próprio, na medida em que o negro consolida este conhecimento, ele vai poder fazer um bom trabalho não só de educar-se, como também educar o branco.

Acho que é preciso que nós brancos e negros nos eduquemos juntos, para conhecer afinal de contas a nossa história, esta parte da história, que é a história do negro, que até hoje tem sido relegada a segundo plano.
Eu acho que tem sido relegada porque nós, que fomos os feitores desta história, não tínhamos ainda tido condições de querer revelá-la.” Eduardo Oliveira Oliveira (1977)

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

Abdias sempre

O centenário de nascimento foi em 2014, mas o...

Luiz Gama vira medalha do IAB

Aprovada a criação de nova premiação do IAB, denominada...

para lembrar

São Paulo ganha espaço de comida vegana típica do Congo inaugurado por um refugiado africano

Uma viagem gastronômica e cultural. Do Vista-se Há algumas semanas o...

SP: passeio ciclístico reúne 800 pessoas por Consciência Negra

O passeio em bicicletas encerrou a I Feira da...

Conheça as velhinhas que são melhores amigas há 70 anos

É incrível ver uma amizade duradoura. É bom manter...

Tribunal de Justiça elege primeiro desembargador negro do ES

Willian Silva recebeu 22 votos favoráveis dos 24 desembargadores....
spot_imgspot_img

Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência tem inscrições abertas até dia 31

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para a chamada Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, lançada pelo governo...

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Maria Beatriz Nascimento entra no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

A ativista na luta pelos direitos de negros e mulheres Maria Beatriz Nascimento teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria,...
-+=