O pedido de ‘desculpa’ de Lilian Witte Fibe ao filho de Lula

Lilian Witte Fibe pede ‘desculpa’ por noticiar (e comemorar) falsa informação sobre o filho de Lula. Retratação da jornalista, no entanto, não convenceu internautas. No início da semana, o ator Tonico Pereira, da TV Globo, havia cobrado explicações de Witte FibeDo Pragmatismo Politico

No último fim de semana, o jornal O Globo pediu desculpaspor noticiar a informação de que o lobista Fernando Soares, mais conhecido como Fernando Baiano, disse em sua delação premiada ter destinado R$ 2 milhões a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula. O responsável por publicar a mentira foi o colunista Lauro Jardim, recém-demitido da revista Veja.

“A coluna errou ao publicar essa informação no dia 11 de outubro. No texto, afirmou-se que constava da delação de Baiano um relato em que ele dizia ter gastado R$ 2 milhões para pagar despesas pessoais de Lulinha. Baiano não mencionou Lulinha e, pelo nome, não apontou qualquer familiar de Lula como beneficiário de dinheiro desviado da Petrobras”, publicou o colunista.

Depois da retratação do jornal, o ator Tonico Pereira, 67 anos, da TV Globo, usou o seu perfil no Facebook (ver abaixo) para cobrar explicações de Lillian Witte Fibe, jornalista que participa do quadro ‘Meninas do Jô’ e que também noticiou a falsa informação sobre o filho do ex-presidente metalúrgico. Na ocasião, Witte Fibe falou sobre o episódio em tom de comemoração e escreveu uma nota ‘indignada’ contra Lula e o seu filho.

“Você também vai pedir desculpas ao filho do Lula?”, questionou Tonico. “Será que no próximo ‘Programa do Jô’, no quadro ‘As Meninas do Jô’, a senhora Witte Fibe vai admitir que errou?”, completou.

“Desculpa!”

Pressionada nas redes sociais, a jornalista publicou no Twitter um pedido de “desculpas” que não convenceu os seus seguidores.

“Correção importante. Delator da Lava Jato não menciona Fabio, filho de Lula. Desculpa!”, escreveu a jornalista.

Internautas questionaram a discreta manifestação de Witte Fibe. “Mas o pedido de desculpas deveria ser na mesma proporção da calúnia que a senhora alimentou, não?”, indagou Louise Caroline.

“É necessário ter responsabilidade quando se acusa alguém, pois o estrago pode não ter conserto. A ânsia não pode preceder a prudência”, observou Wendel.

“Jornalista que tranforma devaneio em fato e informa o que não sabe é como um médico querendo operar a fimose de um tomate”, escreveu Enio de Souza.

 

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Presidente Dilma Rousseff suspende pagamento dos convênios com ONGs por 30 dias

A presidente Dilma Rousseff determinou uma devassa nos contratos...

Pesquisadores americanos desenvolvem camisinha feminina em gel

Fonte: Folha Online - Pesquisadores da Universidade de Utah, nos...

Curiosidades Brasileiras, por Olivier Teboul

  Aqui são umas das minhas observações, as...

Senado aprova criminalização de dirigir sob efeito de álcool

Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de...

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=