O quadro FLASH BLACK trás essa semana o especial das revistas “Pode crê “

Artigo produzido por Redação de Geledés

O blog Olha Onde a Favela Chegou volta a lançar o especial “FLASH BLACK”,  só que dessa vez iremos publicar uma série especial com capas de revistas, fanzines e jornais importantes que mesmo com muita dificuldade de distribuição, contribuíram (e muito!) com a difusão da Cultura Hip Hop brasileira. Levando na medida do possível informações aos adeptos do Hip Hop a cerca do que rolava em cada época. Viagem nessa epopéia e vem com “nóis”!!!


Na primeira postagem traremos pra vocês as capas das primeiras edições da revista PODE CRÊ! (que foi publicada entre 1993 e 1994), lendária revista idealizada pelo Geledés (Instituto da Mulher Negra), a revista PODE CRÊ!  É oficialmente a primeira revista brasileira especializada em Hip Hop de que se tem notícia.


Em sua primeira edição (fevereiro/março 1993), a revista PODE CRÊ! Trás em sua capa na menos que Mano Brown dos Racionais, no auge dos seus 23 anos (hoje Brown tem 41) afirmando que o Rap era “a música dos anos 90”, nessa edição também se pode conferir uma entrevista com o DJ Hum, contando um pouco de sua história e do início do movimento ainda na Estação de Metrô São Bento.

Em sua segunda edição, essa já lançada em agosto/setembro do mesmo ano, a revista PODE CRÊ! Trouxe em sua capa uma matéria com o grupo Vítima Fatal, no qual os manos já abordavam a necessidade de um profissionalismo no Rap Nacional, nessa edição também podemos conferir uma matéria com a possível do programa Yo!  MTV Rap´s, o qual se encontrava fora do ar, também um breve relato do líder sul africano Steve Biko e a luta das mulheres para adquirirem o espaço dentro do Rap. 

Revista Pode crê! nº2
Revista Pode crê! nº2

Já na edição de número três, a PODE CRÊ! Amplia seus horizontes, quando trouxe em sua capa, nada menos que o grupo brasiliense Câmbio Negro, destacando assim a cena do Rap produzido em Brasília.

Revista Pode crê! nº 3
Revista Pode crê! nº 3

Na edição de número 4, a revista trás como matéria principal em sua capa a já consolidada dupla mais famosa do rap brasileiro: Thaíde & DJ Hum, eles falam um pouco sobre a trajetória da dupla dentro do Rap, trás também uma entrevista com o mestre Bezerra da Silva, que manda uma idéia sobre consciência racial e outros assuntos importantes.

Revista Pode crê! nº 4
Revista Pode crê! nº 4

O quadro FLASH BLACK trás essa semana o especial das revistas “Pode crê ”

 

Fonte: Olha Onde A Favela Chegou

+ sobre o tema

Geledés e a Comunicação – Memória Institucional

Geledés e Comunicação: No princípio era o Verbo Retrospectiva Desde sua...

Raça, gênero e a produção das desigualdades na formação da sociedade brasileira

Esgotado DESCRIÇÃO DO EVENTO Imersão Singularidades Gratuita: Raça, gênero e a produção...

Declaracion de Asuncion Paraguay Foro Interamericano Afrodescendiente

Participación e Incidencia De Los Y Las Afrodescendientes En...

Lançamento da Coletânea Raça e Gênero

Lançamento da Coletânea Raça e Gênero: Discriminações, Interseccionalidades e Resistências Da...

para lembrar

Shows de 1º de Maio de 2015 em são Bernado do Campo

Os shows do Dia do Trabalhador acontecem na sexta-feira, dia 1º...

Oshun em busca de ancestralidade

As nova-iorquinas do duo de hip-hop Oshun querem entender...

MinC seleciona projetos de hip-hop inscritos no Prêmio Cultura Viva

A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura iniciou o processo de seleção das 2.671 iniciativas inscritas no edital do Prêmio...

Geledés Instituto da Mulher Negra lança PodeCrê Podcast

O PodeCrê Podcast está lançando sua primeira temporada em grande estilo, no Spotify celebrando os 30 anos do Projeto Rappers e da revista PodeCrê!,...

Vai-Vai promove manifesto paulistano do samba e do hip hop em retorno ao Grupo Especial

De volta ao Grupo Especial após o segundo rebaixamento de sua história, o Vai-Vai levará para a avenida o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do...
-+=