O racismo cotidiano, os racistas e a certeza da impunidade

Pedagoga gravada fazendo ofensas racistas foi presa, pagou fiança e responderá por injúria

A mulher que aparece em um vídeo gravado na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, foi levada para a delegacia após proferir ofensas raciais contra duas mulheres, segundo informou nesta terça-feira (30) a Polícia Civil. O vídeo, que viralizou nas redes sociais, provocou revolta em internautas. Identificada como Sonia Valéria Rebello Fernandez, a mulher de 45 anos foi autuada em flagrante pelos crimes de injúria e injúria por preconceito na tarde do último domingo (28), segundo a 16ª DP (Barra). O caso foi encaminhado à Justiça.

no R7

Após verificar as provas apresentadas, a delegada de plantão determinou a prisão em flagrante. Segundo a polícia, Sonia, que é pedagoga, não pagou a fiança arbitrada em R$ 2.000 e foi encaminhada à Justiça. Em juízo, ela pagou R$ 500 de fiança e foi solta.

O vídeo mostra a mulher chamando outra de “complexada” por ter nascido “mulata”. A mulher que sofre as ofensas não aparece nas imagens. “Não tenho culpa de você se sentir agredida por ser mulata, amor. Você é uma complexada. Nasça branca. Você nasceu mulata. Fazer o que?”, afirma a banhista.

Ela também debocha de estar sendo gravada e questiona o motivo de a outra mulher estar na praia tomando sol. “Você é uma complexada, por ter cabelo duro. Grava essa m… mesmo e leva para a delegacia, que você vai pagar mico. Você vem para cá, por quê? Faz um penico no fundo da sua casa para pegar sol”, zomba.

Internautas reagiram dizendo que ela deve ser punida e ir para a cadeia. Outros dizem que é inacreditável e triste que ainda existam pessoas assim. “Chocada com tamanha falta de respeito”, disse uma internauta que comentou a publicação. “Vamos viralizar essa imagem de ódio e intolerância gratuita”, comenta outra usuária da rede social.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Vogue Francesa é acusada de racismo

Fonte: eBand-   A revista Vogue francesa foi acusada de racismo...

Tem racismo na escola sim. É só perguntar às crianças negras

A semana passada fomos atingidas por uma notícia dolorosa....

Dois meses depois, condenação ainda não foi publicada

Fonte: Afropress Brasília - Dois meses e sete dias após...

O racismo também vai à festa

Negros em uma formatura com turbante na cabeça? Negros...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=