O recado dos atleticanos aos torcedores racistas

por José Antonio Lima no Blog Esportifino

A torcida do Atlético-MG deu na noite de quinta-feira 25 um raro alento a quem busca traços de civilidade no futebol, e um recado aos torcedores racistas. Antes da partida entre o Galo e o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, os atleticanos aplaudiram e gritaram o nome de Aranha, o goleiro adversário.

A atitude da torcida do clube mineiro tem embutida em si uma mensagem fundamental: quando se trata de racismo, há muito mais “em jogo” do que os eventos unicamente esportivos. Ao denunciar as injúrias racistas que sofreu por parte de torcedores do Grêmio, Aranha não buscava benefício esportivo, mas dignidade e civilidade.

Ficou claro na semana passada que a torcida do Grêmio não entendeu do que se tratava aquele episódio. Como escreveu o atleticano Idelber Avelar, o segundo jogo entre Grêmio e Santos em Porto Alegre era uma oportunidade única, histórica, mas milhares de gremistas falharam miseravelmente. Ao vaiar Aranha, os torcedores do segundo jogo nada mais estavam fazendo do que referendando o crime cometido na partida anterior.

Depois das vaias, e das críticas, muitos gremistas inventaram toda sorte de desculpas para a atitude de seus colegas tricolores: Aranha não aceitou desculpas, Aranha não aceitou ser homenageado pelo Grêmio, Aranha generalizou os gremistas… Em meio ao chorume racista que acompanhava algumas dessas justificativas, e que, como já dito, nega ao negro até mesmo o direito de se sentir ofendido, esses torcedores tinham uma impressão em comum: o Grêmio está acima de tudo.

Não está, nunca estará. O amor pelo Grêmio ou por qualquer outro clube não pode suplantar a busca por uma sociedade civilizada. Quem luta contra o racismo deve ser apoiado, e não hostilizado. Assumir esse papel é tão difícil que Gil, zagueiro do Corinthians, desistiu de processar o torcedor são-paulino que o chamou de macaco após uma brincadeira com Alexandre Pato. “Fica muito vulnerável isso daí. Não é o meu caso que vai fazer isso acabar no futebol. Prefiro não falar mais, não vou levar isso adiante, caso encerrado. Acredito que não vai mudar muita coisa”, disse. A fala de Gil é a resignação diante da força brutal do racismo e de seus defensores e negadores.

Os estádios não são centro de barbáries, nos quais é permitido ser irracional e criminoso. Como microcosmo da vida, o futebol atrai seus aspectos positivos e negativos. Que a pressão para a evolução da sociedade continue adentrando também as arquibancadas.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Idosa acusada de racismo é presa em Pirassununga

Uma bibliotecária com 60 anos de idade foi...

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Mãe diz que filha de 12 anos foi agredida no DF por ser negra

Quatro meninas, duas delas encapuzadas, são apontadas por agressão.GDF...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=