Obama diz que cor da pele influenciou avaliação de seu governo

O presidente dos EUA, Barack Obama, falou abertamente sobre o racismo que enfrentou durante os oito anos em que foi presidente dos EUA.

Enquanto se prepara para deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro – quando passa o cargo para o republicano Donald Trump – o mandatário conversou com Fareed Zakaria, repórter da CNN.

“Há pessoas para quem a principal preocupação sobre mim é o fato de eu parecer estrangeiro – o outro?”, perguntou Obama, retoricamente. “Absolutamente”, completou.

Ao longo da entrevista, ele ressaltou que sofreu racismo “nas margens da oposição”, e pontuou ainda a diferença de atitudes sobre sua presidência entre o norte e o sul dos EUA, historicamente mais conservador.

A questão racial vem sendo constantemente abordada ao longo dos dois mandatos de Obama, o primeiro negro que chegou à presidência dos EUA. Além de enfrentar uma onda de violência policial contra a população negra, Obama foi constantemente questionado em relação à sua cidadania – o movimento, inclusive, tem em Trump um de seus principais expoentes.

David Axelrod, que já foi assessor do presidente, também comentou a questão racial que permeia a administração Obama. “É indiscutível que havia uma ferocidade da oposição e uma falta de respeito com ele que são decorrentes da sua raça”, afirmou.

A entrevista com Obama foi parte de um programa especial da CNN, denominado “O legado de Barack Obama”. Entre outros assuntos, também foi abordada a possibilidade de que a administração liderada por Trump desmantele o legado deixado pelo democrata.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Demóstenes, sem mandato, responderá a processos criminais na Justiça comum

  A cassação do mandato de Demóstenes Torres,...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=