OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem sacrifício e boa dose de talento. Não há dúvida de que o ex-running back Orenthal James Simpson, ou apenas O. J. Simpson, reunia esforço e dom natural, tanto que deixou seu legado como um grande jogador de futebol americano, mas não é só isso que faz dele parte central de um filme de oito horas e cinco capítulos que é favorito a ganhar o Oscar de melhor documentário, na noite deste domingo à noite, em Los Angeles, cidade que abrigou grande parte da montanha russa que é sua vida. A TNT transmite a partir das 21h.

O documentário transcende a batalha nos tribunais em meados dos anos 1990 que dividiu a sociedade americana entre aqueles que acreditavam que O. J. havia matado violentamente sua ex-mulher, num bárbaro homicídio duplo (que incluiu Ron Goldman, amigo dela), e os que confiavam em sua inocência. O diretor Ezra Edelman – o mesmo de “Magic & Bird” – volta às origens dos problemas raciais na Califórnia, ponto central do julgamento.

OJ Simpson durante seu julgamento, em 2008 Foto: Issac Brekken / AFP

Ao mesmo tempo que o estado no Oeste era um convite aos negros do Sul, que ali conseguiam comprar casas, a segregação ainda era realidade. Em 1965, distúrbios em Watts resultaram em 34 mortes. Foi a poucos quilômetro de distância que, dois anos depois, o jovem O. J. seria catapultado à fama com atuações espetaculares pela University of Southern California.

É neste contexto que surge O. J. – apelido que remete às suas iniciais e à forma como os americanos chamam o suco de laranja (orange juice). Atlético, talentoso, carismático e bonito, ele se tornou um improvável garoto-propaganda para grandes marcas num país que ainda vivia resquícios do movimento dos direitos civis. O ex-jogador, no entanto, jamais flertou com o discurso de Malcolm X ou Martin Luther King, Jr. O filme retrata um homem que se via acima dessa questões. Não era negro ou branco.

– Sou O. J. – dizia, colocando-se num patamar exclusivo, que o excluía da necessidade de levantar bandeiras.

DA FESTA AO INFERNO

Queridinho dos Estados Unidos, ele foi o primeiro escolhido no draft de 1969 para os Bills, da cidade de Buffalo. O clima gélido e a população proletária da localidade ao norte do estado de Nova York pouco tinham a ver com sua personalidade. No auge da fama, O. J. era um homem de Hollywood, cercado majoritariamente de homens ricos e brancos, que desfrutavam de sua companhia numa mansão em Brentwood, Los Angeles.

A vida que parecia ser uma festa para O. J. tornou-se um inferno na noite de 12 de junho de 1994, quando sua ex-mulher, a belíssima Nicole Brown, e Ron Goldman foram assassinados a facadas. Cinco dias depois, quando deveria se entregar à polícia, ele fugiu pelas estradas numa caçada humana com contornos épicos, numa cena surreal, transmitida ao vivo em rede nacional e com direito a ovação de fanáticos nas ruas.

Não há dúvidas de que a reação da contestada polícia de Los Angeles, escoltando o veículo de um fugitivo, era completamente diferente do comportamento geralmente dispensado a negros na cidade. Quatro anos antes, o negro Rodney King fora espancado por policiais brancos. Apesar de a cena ter sido flagrada em vídeo, os agressores foram inocentados num controverso julgamento.

A vida de O. J. nos momentos de sucesso já renderia livros e filmes, mas foram os lances trágicos que ajudaram a fazer dele um filão. A Netflix exibe uma série de dez capítulos sobre o astro. Em “The People v. O. J. Simpson: American Crime Story”, Cuba Gooding Jr atua como o ex-jogador e John Travolta é Robert Shapiro, parte do Time dos Sonhos de advogados que transformou o julgamento em um capítulo do debate racial nos EUA – e que conseguiu a absolvição de seu cliente.

Sem jamais ter a inocência presumida pela opinião pública, Simpson perdeu seu status até que, em 2007, envolveu-se num roubo na tentativa de recuperar antigos pertences em Las Vegas. Sua condenação a 33 anos de prisão é tida por muitos como um punição tardia pelo duplo homicídio que não o condenou.

 

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Lenny Kravitz não viverá Marvin Gaye nos cinemas

Lenny Kravitz não vai mais interpretar o cantor Marvin...

Pastor, pai de Katy Perry chama cantora de ‘filha do diabo’

As letras picantes envolvendo lesbianismo em "Kissed a girl",...

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista. Beyoncé mostrou...

Kerry Washington: conheça a negra mais bem paga da TV, segundo a Forbes

Grave este nome: Kerry Washington. Aos 36 anos, nascida...
spot_imgspot_img

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=