ONU – Análise geopolítica sobre as recomendações nas temáticas de educação, igualdade de gênero e combate ao racismo

REVISÃO PERIÓDICA UNIVERSAL | ONU – ANÁLISE GEOPOLÍTICA: O QUE AS AMÉRICAS, ÁFRICA, EUROPA, BRICS, OS GRANDES DA ÁSIA E PAÍSES ÁRABES RECOMENDARAM AO BRASIL?

por Andressa Pellanda para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Imagem: Reprodução/Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Análise geopolítica traz um olhar sobre as recomendações dos países em blocos, nas temáticas de educação, igualdade de gênero e combate ao racismo

Na última terça, 9/5, a Organização das Nações Unidas (ONU) disponibilizou o rascunho do relatório da Revisão Periódica Universal (RPU) de direitos humanos pela qual o Brasil passou na sexta, 5/5, em sua 27ª Sessão. 103 países participaram da sabatina ao Brasil e 45 deles, ou seja, 43,7%, consideraram as recomendações e denúncias presentes no relatório da Campanha, que foi contemplado no relatório oficial da sociedade civil compilado pela ONU.

Nele, a Campanha enfatizou sobre o não cumprimento do Plano Nacional de Educação, assim como as recentes políticas econômicas regressivas, assim como os desafios para a igualdade de gênero, e denunciou violência movida por discriminação de gênero, orientação sexual e racismo. Acesse aqui tabela com a sistematização das recomendações que dizem respeito a educação, contra as violências e discriminações de gênero, orientação sexual e étnico-raciais, com as recomendações propostas pela Campanha em seu relatório.

África

Dos 11 países que fizeram recomendações sobre questões raciais, 7 são de população de maioria negra: Bahamas, Haiti, Honduras, Madagascar, Namíbia, Ruanda, e Uganda. O Brasil, como sendo o país com a maior população negra nas Américas, chama a atenção para a questão do racismo estrutural e também para os dados gritantes de assassinato da população negra e de desigualdade racial.

A Campanha denunciou como a exclusão escolar no Brasil também está intimamente relacionada ao racismo contra a população negra. “O racismo ainda é muito forte na sociedade e nas escolas brasileiras, através da desvalorização da história africana e das culturas afro-brasileiras no currículo escolar; do não reconhecimento dos direitos das mulheres negras, que enfrentam a imposição de um modelo de beleza que favorece a estética das mulheres brancas; e pela violência e discriminação contra os adeptos das religiões afro-brasileiras” descreve o relatório.

“Ter a recomendação de países africanos que começam a olhar esse desafio da diáspora faz pensar também que as condições de vida de negros para além da África são um assunto que diz respeito a todos os países africanos, assim como negros de diversos países também se preocupam com o que acontece em África”, afirmou Suelaine Carneiro, coordenadora do programa de educação de Geledes Instituto da Mulher Negra.

“Ainda, a importante aproximação que o Brasil empreendeu nos últimos anos com a África é particularmente com os países africanos de língua portuguesa. O diálogo Sul-Sul tem papel fundamental para o fortalecimento das ações da sociedade civil na exigibilidade do direito à educação e de uma educação para a igualdade”, concluiu.

BRICS

Dos países que compõem os BRICS, somente Índia não fez recomendações ao Brasil acerca dessas temáticas. África do Sul, de forma mais transversal, recomendou ao Brasil “desenvolver e implementar políticas para combater a mortalidade infantil, a desnutrição, a saúde, a educação e o acesso ao saneamento dos povos indígenas”. China, mais diretamente e em diálogo profundo com o relatório apresentado pela Campanha, recomendou “aumentar o investimento na infra-estrutura de educação e melhorar o nível educacional nas zonas rurais” e “continuar a promover o desenvolvimento econômico e social sustentável e melhorar o nível de vida das pessoas”.

Já a Rússia, na mesma direção que África do Sul, mas com foco nas populações indígenas, recomendou “adotar medidas eficazes de apoio aos povos indígenas, incluindo o seguro de alimentos, serviços de saúde, escolas, acesso a serviços sanitários e criação de condições para rendimentos mais elevados”.

América Latina

Dos 19 países da América Latina (excetuado o Brasil), 7 fizeram recomendações ao Brasil no que diz respeito a educação, promoção da igualdade de gênero, e violência movida por discriminação de gênero, orientação sexual e racismo.

4 deles – Argentina, Chile, México e Venezuela – recomendaram políticas de promoção da igualdade e protetivas em relação à violência contra a população LGBTI e em relação a mulheres e meninas. Peru e Venezuela citaram explicitamente a qualidade na educação e a necessidade de mais investimentos, citando a EC 95/2016, respectivamente.

Já 4 outros, Chile, Haiti, Honduras, e Peru,  trataram de proteção cultural de população indígena e negra e recomendaram medidas contra a violência e o racismo. São países que têm, historicamente, grande presença das populações indígena e negra em sua constituição demográfica e sócio-histórico-cultural e enfrentam desafios complexos nessa temática.

“O desafio da igualdade racial está presente em todos os países das Américas, já que somos países que viveram o comércio transatlântico e a escravização de negros e indígenas. Portanto, há dívidas históricas no que diz respeito às condições dessas populações nos nossos países”, afirmou Suelaine Carneiro.

Países árabes

Dado relevante é a grande incidência dos países árabes em recomendações contra violência contra a mulher e por políticas para a igualdade de gênero. Egito, Irã, Iraque, Paquistão, Tunísia citaram a questão em suas recomendações.

No que toca ao Plano Nacional de Educação, os árabes Iraque, Líbia e Marrocos comentaram sobre sua implementação, estimulando-a (Marrocos incluindo em sua recomendação oficial); e Israel uniu-se ao coro, recomendando o seu cumprimento.

Israel também focou em recomendar políticas protetivas e de combate às discriminações contra a população LGBT. Paquistão citou o combate ao racismo estrutural da sociedade brasileira em sua recomendação.

Já os Emirados Árabes Unidos não tocou em nenhuma dessas questões, fazendo uma recomendação mais genérica, sobre o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Grandes da Ásia

China, Japão, e Coreia do Sul, apesar de sua disputa por hegemonia no continente, fizeram, em bloco, recomendação ao Brasil pelo aprofundamento de políticas educacionais e por mais investimentos na área.

Além da recomendação de maiores investimentos da China, Coreia do Sul recomendou “promover oportunidades educacionais para todas as crianças de acordo com a Declaração de Incheon sobre Educação 2030” e Japão “continuar a tomar medidas para melhorar a qualidade da educação e reduzir a desigualdade de educação causada pelo nível de renda e status social”.

Europa e América do Norte

Dos países europeus e da América do Norte, somente 7 fizeram recomendações acerca dessas pautas. Em coro, Áustria, Canadá, Eslováquia, e Itália disseram não à violência movida por questões de gênero. Finlândia recomendou políticas em relação à violência contra a população LGBT e Grécia reiterou a necessidade de políticas para a igualdade racial.

Sobre a quase ausência de recomendações dos países do norte sobre o racismo, Suelaine é enfática: “É muito importante que essa reflexão sobre as condições negra e indígena se dê para todos os países latino-americanos, africanos, mas particularmente para a Europa, América do Norte. Eles devem se colocar expressivamente como solidários, preocupados e atuantes pela igualdade racial e étnica nos países do continente americano e também em suas terras”.

Liechtenstein foi o único a citar uma temática mais tangencial à questão econômica: recomendou erradicação do trabalho infantil, através de políticas de melhoria das condições socioeconômica e da inclusão na educação. “Por serem industrializados e desenvolvidos, os países do Norte jamais criticariam uma política econômica que beneficia sua elite financeira, que vive de especular em países em desenvolvimento como o Brasil – que necessitam de muito mais investimentos em políticas sociais”, analisou Daniel Cara.


A Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou enquanto organização da sociedade civil de todo o processo da Revisão, com a submissão de relatório – em conjunto com Ação Educativa, Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa de Direitos de Criança e Adolescente) e Clade (Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação) -, passando pelo processo da Pré-Sessão, em abril – em parceria com o IDDH (Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos) -, até o processo da Sessão, em maio. (saiba mais sobre o funcionamento do RPU aqui)

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=