ONU Mulheres divulga proposta de currículo para trabalhar questões de gênero nas escolas

Disponível para uso livre, o material aborda tópicos como violência contra a mulher e igualdade de gênero.

Por , do Blasting News

Profissionais e instituições de ensino que se preocupam com o trabalho das questões de gênero agora têm uma ferramenta importante para usar em seu cotidiano: trata-se do Currículo O Valente não é Violento, apresentado pela ONU Mulheres no último dia 25, como parte da campanha Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O currículo é composto por seis planos de aula, cada um abordando um assunto: Sexo, Gênero e Poder; Violências e suas Interfaces; Estereótipos de Gênero e Esportes; Estereótipos de Gênero, Raça/Etnia e Mídias; Estereótipos de Gênero, Carreiras e Profissões: Diferenças e Desigualdades; e Vulnerabilidades e Prevenção.

O professor pode utilizar cada um desses planos de aula atrelado à sua disciplina de atuação ou combinado a projetos específicos, conforme a realidade da instituição em que atua e as necessidades de seus alunos. Trata-se de uma proposta bastante flexível, pensada especialmente para adequar-se a cenários os mais diversos.

A iniciativa tem por base o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com o entendimento de que só é possível enfrentar e combater o machismo e os estereótipos de gênero mediante a educação de meninos e meninas desde a escola, já que muitos dos comportamentos típicos de violência e preconceito nascem e se desenvolvem desde a infância.
Machismo, preconceito e violência contra a mulher são questões que devem ser combatidas com afinco pela sociedade, porque geram mais violência e prejudicam o desenvolvimento pessoal de homens e mulheres. Muitas iniciativas vêm sendo tomadas, e não há dúvida de que muito ainda precisa ser feito, mas o essencial é começar.

Não se trata de colocar um gênero acima do outro, mas sim de lutar pela igualdade de condições em todas as esferas. Somente dessa forma haverá liberdade para cada um criar, ser e desenvolver-se como ser humano.

Se você é professor ou trabalha com crianças e jovens, não deixe de conhecer essa proposta, que está disponível no site da ONU Mulheres. Esta é uma boa maneira de começar a tratar do assunto.

+ sobre o tema

Resultado da eleição frustra bancada feminina

Apesar das regras que estimulam a participação das mulheres,...

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

para lembrar

Como ‘saiaços’ se tornaram arma para debater igualdade de gênero nas escolas

No ano passado, o professor Vitor Pelegrin, 30, participou...

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Desemprego é maior entre mulheres negras, afirma assessora do Dieese

As mulheres negras enfrentam maiores dificuldades de encontrar emprego...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=