ONU Mulheres faz, nesta 3ª feira, hangouts sobre Pequim+20

Evento online coloca em evidência o tema Mulheres no Poder e na Tomada de Decisões – uma das 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim.

Passados quase 20 anos da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, houve mudança sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão? Elas estão mais concentradas em que áreas? O que muda quando as mulheres são destacadas para a representação política? Elas têm feito diferença nas empresas?

Essas e outras questões estarão em evidência no hangouts sobre Pequim+20, processo que traz para a discussão as 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim, de 1995.

Durante uma hora, três blogueiras entrevistarão três mulheres que ocupam espaços importantes na política, na economia e na pesquisa acadêmica sobre gênero e poder. O evento online acontecerá nesta terça-feira, (22/7), das 14h às 15h, no seguinte endereço eletrônicohttp://bit.ly/hangouts-mulheresnopoder-pequim20

O time de entrevistadas é composto por Joseanes Lima é especialista em Elaboração e Análise de Políticas Públicas para Gênero, Raça e Etnia, é pós-graduada em Gestão Pública e integra o Comitê Gestor Pró-Equidade da Câmara dos Deputados. A pesquisadora Lúcia Avelar, doutora em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, agregará à entrevista com seus conhecimentos em torno dos estudos “As mulheres, os partidos e o recrutamento de candidaturas”, “50 anos de feminismo: Argentina, Brasil e Chile” e “Participação político-eleitoral da mulher e consciência feminina”.

A terceira convidada é a engenheira Margaret Groff, diretora financeira executiva da Hidrelétrica de Itaipu e primeira funcionária de carreira a chegar à diretoria da Itaipu. O empenho nas ações de equidade de gênero dentro e fora da empresa resultaram em prêmios como o Oslo Business for Peace Award 2013, considerado a maior forma de reconhecimento de líderes de negócios por seus esforços na promoção da paz nas relações entre empresas e sociedade. Desde o ano passado, é presidente do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, grupo que reúne 64 gestoras e empresárias de diversos setores da indústria e comércio.

O hangouts terá a participação de Jarid Arraes, autora do blog “Questão de Gênero”, do site da Revista Fórum; Juliana Gonçalves, uma das 15 jovens líderes selecionadas pela ONU Mulheres, SNJ e PNUD para o Programa Jovens Mulheres Líderes; e Lola Aronovich, autora do blog “Escreva Lola Escreva”, que já ultrapassou dez milhões de visitas.

Acompanhe o evento online e ao vivo pelo Google Plus em http://bit.ly/hangouts-mulheresnopoder-pequim20 esaiba mais clicando aqui.

 

 

Fonte: ONU

+ sobre o tema

Sarney e Maia destacaram a presença de uma mulher na Mesa diretora

A cerimônia que deu início aos trabalhos legislativos da...

Justiça de MT autoriza aborto de feto anencéfalo em Lucas do Rio Verde

"Obrigar uma mulher a manter durante nove meses a...

Gênero nos espaços públicos e privados

O estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...

para lembrar

Sessão extraordinária na Câmara vai colocar em votação 7 projetos de Marielle

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma sessão extraordinária...

#GeledésnoDebate: “Não houve respaldo legal para a esterilização de Janaína”

#SomostodasJanaína# Por Kátia Mello Janaína Aparecida Quirino, 36 anos, moradora em...

Governo defende liberar aborto

Programa federal retoma polêmica e recomenda ao Congresso descriminalizar...
spot_imgspot_img

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=