‘Para de atirar na gente’, pede criança do Complexo do Alemão em cartinha

Os monstros, para as crianças da Escola municipal Walt Disney, são feitos de carne, osso e chumbo. No Complexo do Alemão, moram na casa ao lado. Às vezes, no cômodo ao lado. São vizinhos, amigos, familiares de meninos e meninas, que sofrem. É que a vida dessas crianças em nada parece os contos de fadas — na favela, os finais felizes são raros. E elas transbordam isso.

Por Bruno Alfano Do Extra

Para de atirar na gente”, pediu um aluno de 7 anos da Walt Disney do Alemão.

O desabafo foi feito em um trabalhinho feito a pedido do EXTRA — que começa hoje uma campanha para dar voz a essas pequenas vítimas invisíveis da violência na cidade. Alunos do 1º e 2º ano da escola em Ramos escreveram cartinhas (que ilustram essa página) sobre o tema “paz”. Mas a violência é mais forte.

Crianças pedem paz no Alemão Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Como na vida de Maria (nome fictício), menininha de 6 anos, bochechas fartas, que quis contar a sua história, mas chorou antes do fim da frase.

— Meu pai tá na cadeia. Ele é bandido. E meu irmão morreu — resume a pequena, emocionada e envergonhada.

 

Ela sente saudades do pai, acusado de matar um policial. Mas entende o certo e o errado:

— Quero ser médica quando eu crescer. Porque vou poder cuidar de um monte de criança.

Na mesma turma de Maria, está o coleguinha que pediu para parar de atirarem na gente. Sonha em ser PM porque desejar prender os bandidos. Conta que lá onde mora, na Grota, é “um pouquinho legal” porque atiram “na gente”.

Crianças fizeram cartinhas a pedido do Extra Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

 

— Eu desenhei um coração porque eu quero paz e amor. Eu só vejo violência. Estão atirando muito na gente. E eu fico com medo porque eu quero que não me atirem — pede.

‘Necessidade de falar’

A professora de Maria explica a história da pequena. Ela sempre foi uma ótima aluna. Por isso, era estranho o sumiço da jovem. Quando voltou, contou o drama pelo qual a família passa.

— Ela repete essa história todo dia que vem para a escola. Ela tem uma necessidade imensa de falar. Em casa ela vê o sofrimento e se resguarda. Na escola, onde ela encontra um porto segundo, ela se sente à vontade de falar — conta a professora.

 

Educar sob essas condições é um desafio permanente, avalia a equipe pedagógica da unidade. Segundo as profissionais, que não serão identificadas na reportagem por segurança, avaliam que o desempenho é afetado por causa do grande número de faltas e do emocional abalado. A escola, portanto vira um refúgio.

 

— O espaço de belo, de criança, de amizade, de conhecimento, desses valores é a escola. É isso que a gente tenta fazer para combater essa violência de lá fora — conta uma coordenadora.

 

A Secretaria de Estado de Segurança afirmou que tem como diretrizes “a preservação da vida e o controle da criminalidade”. A pasta afirma que apoiou a criação do Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional da Polícia Militar, que tem por objetivo aumentar a responsabilidade em relação ao uso da força e de armas.

 

— Eu fiz uma pergunta para os alunos. Quis saber o que eles achavam o que era violência. E eles falaram que é bater, é chutar, é matar, é roubar, é metralhar. Eles já viveram e tiveram contato com isso tudo. Depois eu perguntei quem era o bandido para eles. Mas eu perguntei no seguinte sentido: “bandido é quem faz coisa errada, quem rouba, quem faz alguma coisa”. Isso é o que eu responderia. E eles foram para o lado pessoal. “O bandido é o meu irmão que está preso, é o meu tio”, eles disseram. Eles levaram para a vida dele. O bandido não estava distante. Eu fiquei muito assustada com isso. Era um bandido real, que estava ali. Eram pessoas próximas deles — conta uma professora.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na determinação do futuro de uma criança. Nas últimas décadas, houve um forte crescimento da agenda...
-+=