Parada LGBT entra no calendário oficial de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou (24) um decreto colocando a Parada do Orgulho LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transsexuais) no calendário oficial de eventos do município. A 20ª edição do evento ocorre domingo (28) com o tema “Lei de Identidade de Gênero Já! Todas as pessoas contra a transfobia”.

no Agência Brasil
Para Fernando Haddad, a inclusão da Parada do Orgulho LGBT no calendário oficial da cidade foi o mínimo que se podia fazerArquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

A ideia é dar visibilidade ao segmento T, ou seja, travestis, mulheres e homens transsexuais, com foco na luta pelos direitos civis e por menos preconceito da sociedade. Além da tradicional bandeira do arco-íris, a parada terá a bandeira do movimento T, com as cores azul, rosa e branco.

“Conseguimos vários direitos ao longo desses anos. O direito de sair da invisibilidade, de demonstrar nossa afetividade em público, pensão por morte, casamento, união estável e planos de saúde. Mas tudo isso veio pelo Judiciário e hoje queremos que o Legislativo faça algo pela comunidade LGBT. Queremos que aprove uma lei que beneficie o segmento T, com a mudança da identidade de gênero”, disse o presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), Fernando Quaresma.

Quaresma não deu uma previsão de público, mas destacou que a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo entrou em 2006 para o livro dos recordes como a maior do mundo. “O importante é termos muitas pessoas reivindicando igualdade de direitos e comemorando em um dia a luta de 364 dias do ano. Não temos mais expectativa de público, mas sabemos que é a maior do mundo. A importância da parada não é a quantidade de gente, mas os ideais que buscamos para nossa luta”, acrescentou.

Durante a parada, o movimento também lançará nas redes sociais a campanha Marque-se, pedindo para as pessoas marcarem seu rosto com as cores da bandeira trans (azul, rosa e branco), fotografarem e publicarem as fotos em suas rede sociais, a hashtag #ChegaDeTransfobia.

De acordo com Líbia Miranda, da empresa Four X, uma das organizadoras do evento, serão 17 trios elétricos desfilando pela Avenida Paulista desde o meio dia. O último sairá no sentido Consolação às 16h. Entre as atrações previstas estão a dupla Pepê e Nenem, Aline Rosa e 30 djs, além de atrações surpresa, uma no último trio e uma no show de encerramento que acontecerá no Vale do Anhangabaú.

Entre os eventos que antecedem a parada estão a conhecida Feira Cultural LGBT, no Anhangabaú, das 10h às 22h, no dia 26. A feira já tem 16 anos. Ao todo são 60 tendas, com produtos de variados segmentos, além de oficinas culturais, aulas de samba, samba rock e dança afro, espaço para adoção de cães e gatos, artesanato equatoriano e peruano e um bate-papo com escritores especializados em literatura com temática LGBT.

Haverá ainda tendas para divulgação dos trabalhos de organizações não-governamentais (ONGs) e entidades que apoiam a causa LGBT. “Para esse evento, estimamos 100 mil pessoas. O objetivo é propagar a cultura LGBT, fazer com que as famílias participem, porque é um evento aberto e gratuito”.

Prêmio

No dia 27, a partir das 19h, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio de Cidadania e Incentivo à Diversidade, que também existe há 16 anos e neste ano será feito na Academia Paulista de Letras, no dia 27.

O prêmio surgiu para homenagear e reconhecer ações sociais que contribuíram para o avanço dos direitos humanos da população LGBT. Ao todo são 20 categorias entre personalidades, entidades, autoridades políticas e ações culturais de destaque na área.

O prefeito Fernando Haddad informou que o mínimo que se podia fazer pela Parada do Orgulho LGBT após 20 anos seria lembrar de incluí-lo no calendário oficial da cidade.

“Apesar dos avanços das políticas públicas, os desafios continuam presentes e os obstáculos estão aí para serem superados. Entendo que não só essa tomada de consciência, mas a presença da parada nos faz lembrar o quanto ainda temos de caminhar para vencer as formas de intolerância presentes na nossa cidade”, concluiu Haddad.

+ sobre o tema

Félix, Carrasco e cenas pedagógicas da novela das nove, por Cidinha da Silva

Na primeira cena, Niko, personagem gay, doce, honesto, ético,...

A cada quatro homens gays, três sofrem algum tipo de violência

Será realizada neste domingo (4) a 18ª edição da...

Juiz multa churrascaria por discriminar gays

O juiz Celyrio Adamastor Tenório Accioly multou uma churrascaria,...

Mãe sempre sabe?

Mãe sempre sabe?

para lembrar

‘Parada Gay mostra a cidade como antenada’, diz presidente da SPTuris

Ele participou de coletiva de imprensa sobre evento em...

Com chuva, Parada Gay atrai 150 mil pessoas em Florianópolis

Cerca de 150 mil pessoas, segundo os cálculos da...

17ª Parada de Orgulho LGBT do Rio: ‘Coração não tem preconceitos. Tem amor’

O sol forte voltou a aparecer neste domingo, e...

Conjuntura política e estupro no Rio enriquecem pauta LGBT, diz Laerte

Livre de um torcicolo que a impediu de participar...
spot_imgspot_img

Parada LGBTQIAP+ no Rio reivindica o direito de “ser você mesmo”

Pelo direito das pessoas poderem ser elas mesmas, sem preconceito ou violência, ocorre neste domingo (17) a segunda edição da Parada LGBTQIAP+ no Rio...

Parada do Orgulho LGBT+ retoma atividades na Avenida Paulista após duas edições digitais

No próximo domingo, por volta das 12h, quando o primeiro carro alegórico da Parada do Orgulho LGBT+ começar seu trajeto pela Avenida Paulista, um...

Parada Gay: do arco-íris ao vermelho-sangue

A homossexualidade é condenada milenarmente em diversas civilizações que serviram de referência para o mundo ocidental. O alto grau de reprovação é notório nas...
-+=