Pesquisadores do Brasil e Senegal trabalham por teste rápido para zika

Cientistas do Pasteur de Senegal estão em SP para ajudar no combate ao vírus

Por STELLA BORGES, do O GLOBO 

Pesquisadores do Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, que participaram ativamente do combate ao surto de Ebola na África, estão em São Paulo para ajudar cientistas brasileiros no combate ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. O grupo chegou à capital paulista nesta semana para se juntar à Rede Zika, criada há cerca de um mês por cientistas, professores e alunos de instituições e laboratórios para investigar o vírus e o aumento no número de casos de microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré no país.

Liderados por Amadou Alpha Sall, renomado especialista em epidemia e controles virais, os senegaleses têm o desafio de treinar pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e ajudá-los na implantação de um teste rápido e eficaz para diagnosticar a doença, feito por sorologia. Durante o surto de ebola, os cientistas conseguiram criar um teste que detectava a doença em apenas 15 minutos. A análise rápida permitiu o diagnóstico em locais afetados pela epidemia que atingiu o Oeste da África.

De acordo com Paolo Zanotto, coordenador da rede Zika e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, a equipe brasileira já conseguiu desenvolver um teste molecular de detecção do vírus. Segundo ele, no entanto, esse método é pouco eficaz já que não consegue identificar o zika passado o período de infecção, que costuma ser de apenas dois ou três dias.

– A sorologia deixa um ‘traço’ na pessoa. Assim eu consigo saber se ela foi infectada há tempo, enquanto que o diagnóstico molecular fala se a pessoa tem o vírus agora. Quando a pessoa manifesta os sintomas dois, três dias depois já não tem mais sinais do vírus no sangue. Então, o diagnóstico molecular se torna complicado – explicou o pesquisador.

201601081423233123-1
Líder do grupo de pesquisadores do Senegal, Amadou Alpha Sall, participou ativamente do combate ao surto de Ebola no oeste da África e treinará cientistas brasileiros para agirem contra o zika no Brasil. – Marcos Alves/Agência O Globo

Além do diagnóstico, os senegaleses devem contribuir no estabelecimento de técnicas de isolamento e cultivo do vírus e na confirmação de que os casos de microcefalia são realmente causados pelo zika. Parte da equipe também tem a intenção de visitar cidades do Nordeste, região que concentra o maior número de ocorrências de microcefalia: são 2.589 casos suspeitos do total de 3.174 investigados no país.

– Temos boas evidências, porque as duas ocorrências estão acontecendo no mesmo espaço de tempo, mas ainda não é certeza absoluta. Por enquanto, a relação [entre zika e microcefalia] é circunstancial. Se quisermos falar sobre zika temos que ter certeza absoluta biologicamente falando. Por isso, a importância do diagnóstico – disse Amadou Sall.

A vinda da equipe do Senegal ao Brasil integra um acordo de cooperação assinado entre a USP, o Instituto Pasteur, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). Os pesquisadores africanos devem ficar no Brasil até o próximo dia 19.

 

+ sobre o tema

13ª Conferência Nacional de Saúde

O sucesso da 13ª Conferência Nacional de Saúde marca...

Mulher negra ainda encontra dificuldades no acesso à saúde

Por Fernando Pivetti - [email protected] Na Faculdade de Direito (FD) da USP,...

para lembrar

Remédios contra Aids prolongam vida, mas ainda causam graves efeitos colaterais

Dificuldade de viver com a doença é ignorada pela...

Candidatos precisam saber a diferença entre “aborto” e “direito ao aborto”

 Eduardo Campos, pré-candidato à Presidência da República pelo PSB,...

A saúde privada oferece assistência de qualidade?

Nota do Brasil Debate A saúde, direito social garantido pelo artigo...

Pobres demais para interessarem ao mercado?

Quatro mil mortos, sobretudo na Guiné, Serra Leoa e...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=