Plano de Aula – A escravidão no Brasil

Moreira Salles Institute Archive

Objetivos

-Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil.

– Compreender a inserção da escravidão brasileira no comércio atlântico.

Conteúdos

– História do Brasil

– Trabalho escravo

Anos 7º e 8º

Tempo estimado

4 aulas

Material necessário

Mapa do comércio Atlântico, livros e sites sobre a escravidão no Brasil.

Flexibilização

Para alunos com deficiência auditiva

Plano de Aula – A escravidão no Brasil. Durante as discussões em sala procure fazer o registro no quadro das informações mais importantes comentadas por você e pelos alunos para que o estudante surdo acompanhe. Solicite que ele anote as principais informações no caderno, fale sempre de frente para o aluno e peça que os colegas falem um de cada vez para que ele possa fazer a leitura orofacial. Se necessário, reforce algumas das atividades realizadas e amplie o tempo de realização das etapas. Sempre conte com o apoio do profissional responsável pelo AEE para desenvolver as habilidades do aluno, mas lembre-se: ter um intérprete de Libras em sala é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência auditiva.

Desenvolvimento

1ª etapa

Plano de Aula - A escravidão no Brasil
Plano de Aula – A escravidão no Brasil

Apresente o mapa “O Comércio Atlântico no século XVIII e no início do século XIX” p 94 HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA V – África do século XVI ao XVIII.

Discuta coletivamente com os alunos as rotas comerciais presentes no mapa. Pode-se perceber nele o intenso tráfico comercial atlântico ao longo dos séculos XVIII e XIX. Observe com os alunos que não existe apenas um comércio entre a Europa e a América, ou a Europa e a África – como se costuma acreditar – e que diversos produtos são comercializados diretamente entre os dois continentes. Destaque a diversidade de produtos saídos das Américas em direção à Europa e África.

Nesta discussão não pode deixar de aparecer que o tráfico comercial envolvia produtos dos três continentes, sendo a América produtora de gêneros tropicais, a Europa de produtos manufaturados e a África de escravos. Explique para eles que os produtos manufaturados tem maior valor agregado, permitindo o maior acúmulo de riquezas na Europa.

2ª etapa

A partir das discussões solicite aos alunos que formulem hipóteses para explicar esta vinda massiva de escravos africanos para as Américas. Organize a sala em grupos para efetuar pesquisas que comprovem ou refutem as hipóteses formuladas.

Oriente os alunos sobre a pesquisa histórica a ser realizada, atentando para a necessidade de consultar fontes diversificadas e confiáveis. Indique alguns materiais a serem consultados como por exemplo:

uma-historia-do-negro-no-brasil

HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA V – África do século XVI ao XVIII – UNESCO

A Escravidão Indígena

3ª etapa

Plano de Aula - A escravidão no Brasil
Plano de Aula – A escravidão no Brasil

Discuta os resultados obtidos nas pesquisas com os alunos. Durante a discussão devem aparecer e ser esclarecidos os seguintes tópicos: a necessidade de grandes contingentes de mão de obra, a facilidade da fuga dos indígenas, a disputa com os jesuítas pelo trabalho indígena, o lucro obtido pelo comércio de escravos, as redes pré-existentes de trabalho compulsório na África.

Frise com os alunos o fato de redes comerciais dependerem necessariamente de agentes locais, portanto, que existem pessoas nos diversos continentes obtendo lucros com essas transações comerciais, ainda que a maior parte dos lucros se concentre na Europa por conta da gestão do sistema comercial e do maior valor agregado dos produtos.

Avaliação

Peça aos alunos que escrevam, a partir das pesquisas realizadas e da discussão de seus resultados, uma síntese sobre as razõesd a utilização de escravos africanos no Brasil.

Consultoria: Lucas Oliveira

Professor de História da Escola Santi, em São Paulo, SP


Leia Também:

Darwin e a escravidão no Brasil

A História da Escravidão Negra no Brasil

A força da escravidão Ilegalidade e costume no Brasil oitocentista

O retrato da escravidão

Liberdade, igualdade, fraternidade e escravidão

Escravidão no Brasil em vídeo

Documentos africanos revelam segredos da história da escravidão

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Museu mostra como europeus se aproveitaram da escravidão

Fonte: Nova Escola

+ sobre o tema

Plano de aula: A África que você não vê na Tv

Autor Valéria Silva NeriBRASILIA - DFUniversidade de Brasília Modalidade /...

Projetos em andamento no Geledés ano 2013

O Geledés Instituto da Mulher Negra completa hoje 25...

para lembrar

Resenha: “Amor e Sofrimento – O acaso destino de uma mulher negra”

O acaso muitas vezes é precedido por uma urgência,...

A mãe preta já encheu sua mamadeira, vá mamar em outro lugar!

Esse negócio de mãe preta ser leiteira já encheu...

Pesquisa da UFRB encontra cartas de alforria em cartório de Santo Antônio de Jesus

Estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do...
spot_imgspot_img

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...

Caso de dona Maria de Moura pede urgência no combate ao crime de escravidão

Quantas pessoas brancas alguém aqui conhece que passou um, dez, 20, 40, 72 anos em regime análogo à escravidão? Tenho curiosidade em saber. Conte-me nos...

ENTREVISTA: Minha família enriqueceu com a escravidão

De uma carreira como intérprete profissional e professora universitária, aos 56 anos Branca Vianna deu uma guinada para fundar, em 2019, a Rádio Novelo,...
-+=