A Literatura Africana

Enviado por / FonteNova África

Na metade do século XX, a literatura africana serviam para denunciar aquilo que não estava correto, mostrar os contrastes políticos e sociais e conclamar as pessoas para a necessidade de mudança. O Nova África desta semana revela alguns dos escritores que fizeram e ainda fazem a história do continente africano.

iStockphoto

Em uma viagem pelo arquipélago de Cabo Verde, o programa conta a história de um dos maiores representantes da literatura do país: Gabriel Mariano. Por meio de entrevistas com pessoas como o escritor Danny Spinola, o programa mostra como esse juiz de direito, poeta e contista virou referência em sua geração. Com forte influência de escritores brasileiros, Gabriel Mariano utilizou de seus poemas e contos para reivindicar a saída dos colonizadores portugueses de seu país.

De Cabo Verde o programa segue para a África do Sul para conversar com uma das mais renomadas escritoras africanas da atualidade: Nadinde Gordimer. Apesar dos 90 anos, ela desenvolve ideias e obras com a mesma vitalidade que sempre teve para lutar por um país mais justo. Na entrevista, a vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 1991, fala sobre a sua luta contra o apartheid, a repressão e o seu descontentamento com as desigualdades observadas por ela.

Já em Moçambique o programa revela, por meio de escritores e estudiosos, a trajetória e um pouco da obra de José Craveirinha. Considerado o Camões do país, Craveirinha resgatou a tradição africana de contar histórias e por meio de suas palavras transformou livros em verdadeiras bandeiras contra o colonialismo português.

O Nova África entrevista também a jornalista e especialista em literatura africana, Maura Eustáquia de Oliveira. Ela fala sobre as obras de escritores como o moçambicano Mia Couto e o angolano José Luandino Vieira.

Fonte: Nova África

+ sobre o tema

Lei 10.639/2003

Foto @DRE0316 LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem...

Ações pelo estudo da Cultura afro

A professora de literatura Adiles da Silva Lima, 58...

para lembrar

Persiste o racismo à brasileira – lei nº 10.639

Erica Neves Da editoria de educação Livros privilegiam visão...

Ciclo de MiniCursos: Negritudes e branquitudes: algumas abordagens necessárias ao combate do racismo

Ciclo de MiniCursos Negritudes e Branquitudes: algumas abordagens necessárias ao...

Antonio Jacinto

Antonio Jacinto(Golungo Alto,28 de Setembro de 1924 - 23...
spot_imgspot_img

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Grande voz da literatura francófona, a escritora de Guadalupe Maryse Condé morreu na madrugada desta terça-feira (2), segundo informou à AFP seu marido, Richard Philcox. A causa...
-+=