Plano de aula: A África que você não vê na Tv

Enviado por / FontePortal do Professor

Autor Valéria Silva Neri
BRASILIA – DF
Universidade de Brasília

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialPluralidade CulturalPluralidade e educação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A África que você não vê na Tv. Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escravidão, como aborda alguns livros didáticos. Dessa forma o aluno terá uma visão mais ampla e conciente das nossas raízes culturais.

Duração das atividades

Serão 4 aulas com duração média de 1 hora cada. Essas aulas poderão ser feitas próximo a semana da consciência Negra.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor esteja trabalhando esse tema paralelemente em outras matérias como História e Geografia, por exemplo.

Estratégias e recursos da aula

Diversidade e Preconceito

A 1ª aula:

Nessa aula o professor levará os alunos para a sala de vídeo para mostrar um DVD sobre brincadeiras, músicas e mitos de orígem africana.

O professor poderá escolher, preferencialmente, os episódios 02, 03 e 04.

Episódio 02: Bichos da África 1 e 2.

Episódio 03: Capoeira, Jongo e Maracatú e Os Reizinhos do Congo.

Episódio 04: Contos Africanos e Como as Histórias se Espalharam pelo Mundo.

Como os episódios são curtos, é possível assistir todos em uma única aula.

Dvd´s: Livros Animados ( produção: A cor da cultura).

2ª aula:

O professoar organizará a turma em círculo para criar um clima mais agradável. Nessa aula o professor apresentará histórias infantis, como Menina Bonita do Laço de Fita entre outras. Esse momento de contação de história pode durar em média 35 a 40 min. de aula. No segundo momento o professor dividirá a turma em 4 ou 5 grupos de acordo com os temas a serem trabalhados. Os temas serão os seguintes: histórias da África, músicas e danças africanas, culinária africana, objetos e vestimentas de orígem africana, entre outros (a critério do professor e/ou interesse dos alunos).

3ª aula:

Os grupos se reunirão para discutir sobre o tema a ser abordado. O professor deverá trazer material de apoio para as crianças, como CD’s, revistas com figuras sobre cada tema, etç. Além disso o professor deverá auxiliar cada grupo para a montagem das apresentações.

4ª aula:

Nessa última aula os grupos apresentarão seus trabalhos, dentro dos respectivos temas. Essas apresentações poderão ser com cartazes, fotos, teatro, entr outros.

O grupo que ficar responsável por apresentar as comidas típicas, por exemplo, poderá trazer um prato típico da África ou uma receita de orígem africana para compartilhar com a turma.

O grupo que ficar responsável por as danças típicas poderá apresentar uma pequena roda de capoeira, e asssim por diante. Essas apresentações ficarão a critério da criativaidade e da disposição da turma e do professor.

Professor, o objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos percebam a importância da cultura africana, sua diversidade, sua beleza. Esse processo deve ser contínuo, de forma que os alunos se familiarizem e se sintam como parte dessa cutura. Para isso o educador deve estar sempre incluíndo no cotidiano escolar elementos dessa cultura; seja nas brincadeiras, nas histórias infantis e até mesmo no modo de ensinar matérias curriculares como História e Geografia. Tudo isso contribuirá para o respeito as diversidades e para a valorização das nossas raízes históricas.

Recursos Educacionais
NomeTipo
Diversidade e PreconceitoÁudio
Recursos Complementares
Avaliação

Não haverá avaliação escrita.O professor avaliará a participação e o empenho dos alunos.

+ sobre o tema

Plano de Aula: A longa batalha pela igualdade racial

Ensino Médio ObjetivosA partir de dados sociodemográficos, avaliar a condição...

O que é macumba

Macumba é uma espécie de árvore africana e também...

Plano de Aula – A escravidão no Brasil

Objetivos -Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava...

para lembrar

Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos

Em um cenário de crise aguda, a educação continua...

Kelly se tornou professora na pandemia e luta por inclusão na sala de aula

Kelly Aparecida de Souza Lima, de 46 anos, tornou-se...

Perturbadores do sono do mundo

Pra que serve mesmo a literatura? Vivemos num tempo...

Matrículas das universidades federais caem pela primeira vez desde 1990

George Monteiro, de 20 anos, já tinha encaminhada sua...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=