Heróis da independência africana e os líderes africanos

Enviado por / FonteTV Brasil
iStockphoto

O Nova África dessa semana mostra a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram na expulsão de colonizadores e na construção de uma identidade própria. O destino inicial do programa é Gana, o primeiro país do continente a se libertar de seus colonizadores em 1957.

O programa conta a história do líder ganense e considerado por muitos como o responsável pela independência da nação: Kwane Nkrumah, um libertador que sonhou com a união dos povos africanos.

Das escolas estadunidenses à presidência de Gana, Nkrumah é considerado por todos como o africano do milênio. Depoimentos de amigos e parentes, como a sua sobrinha Sarah Chimbua, mostrará um pouco desse revolucionário que defendia a soberania africana como a chave para a libertação.

De Gana o Nova África segue para o Senegal para mostrar a história do poeta que possibilitou a independência e governou durante 20 anos o seu país: Leopold Senghor, primeiro africano a entrar para a Academia Francesa de Letras e um dos fundadores do movimento da consciência negra mundialmente conhecido, La Negritude.

A sua influência na literatura e na política africana permitiu a sua ascensão entre as massas o tornando um dos líderes mais respeitados da África e do planeta.

A atração revela também a história de um herói responsável pela libertação colonial de dois países: Amilcar Cabral. Defensor da independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, e grande conhecedor do sofrimento de seus povos, Cabral dedicou a sua vida na luta contra os invasores europeus.

O Nova África mostra o caminho percorrido por ele através de entrevistas com pessoas que viveram próximas desse grande revolucionário.

Acesse e conheça os lideres Africanos

Nelson Mandela

Amilcar Cabral

Kwame Nkrumah

Léopold Sédar Senghor

Agostinho Neto

Steve Biko

Samora Machel

Cheikh Anta Diop

 

Fonte: tvbrasil

+ sobre o tema

Racismos: olhares plurais – O Livro

Ana Cristina de Souza MandarinoEstélio Gomberg(Organizadores) Introdução Recuperar...

Edson França: Movimento negro e as políticas de igualdade racial

por Edson França* Considero o movimento negro o principal,...

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

para lembrar

Plano de Aula – África: um continente repleto de sabores

Programa desvenda a gastronomia do continente A cozinha, as receitas,...

Kwame Nkrumah

Juventude e estudos Kwame Nkrumah nasceu em 1909 em Nkroful,...

Africa: Riquezas e Glórias, a história que ninguém contou

Reinos Africanos África Antiga Africa: Riquezas e Glórias - A história...

Memória Colonial. Sei o que fizeste no século passado

O maior museu do mundo sobre África, em Bruxelas,...
spot_imgspot_img

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

Raízes negras, femininas e religiosas: entenda o enredo da Viradouro

Para construir o enredo campeão do carnaval do Rio de Janeiro em 2024, o carnavalesco Tarcísio Zanon, da Unidos da Viradouro, buscou inspiração em tempos...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=