Polêmica sobre livros do escritor Monteiro Lobato ganha “novas páginas”

Segundo o advogado e diretor de relações étnico raciais do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), Humberto Adami, um novo instituto deve somar esforços à causa de proibir a adoção de obras de Monteiro Lobato, consideradas racistas, como livros didáticos.

WIKIMEDIA COMMONS

Além das entidades Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) – que entraram como assistentes processuais do Iara -, o Instituto Nzinga deve ingressar à causa até o final da tarde desta sexta-feira (5/10).

De acordo com Adami, o Nzinga vai trazer uma dissertação da professora Pietra Diwan sobre eugenia (conjunto teórico que pode ter ajudado a embasar o nazismo e o holocausto), além de documentos que apresentam uma possível ligação de Lobato com ideais racistas.

Adami informou que a revista Bravo! já havia divulgado supostas cartas onde Monteiro Lobato lamenta o fato de não haver um grupo Ku Klux Klan no Brasil. Adami garante que há mais grupos se organizando para que o processo continue no STF, com relatoria do ministro Luiz Fux.

Um dos objetivos, segundo o advogado, é desmontar “ataques” que ele próprio, o Iara, e o pesquisador de gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto vem sofrendo pelas pessoas nas redes sociais. Para a próxima semana, o Iara pretende antecipar a possibilidade de buscar auxílio internacional, tendo em vista tais supostas reações violentas. Apesar disso, Adami afirma: a polêmica tem ajudado a angariar mais apoio de outras partes da sociedade.

Proibição

O Iara já entrou com ações na Controladoria-Geral da União (CGU) contra dois livros do escritor Monteiro Lobato. Segundo o instituto, Negrinha e Caçadas de Pedrinho não atendem às diretrizes de aquisições do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), por trazer conteúdo racista. Adami ressalta que tanto o Iara quanto Antônio Gomes da Costa Neto não querem censura aos livros de Lobato, e nem a qualquer autor nacional ou estrangeiro, sequer baní-los; apenas não permitir que as publicações entrem em desacordo com o PNBE. Uma reunião no último 25/9 entre representantes do Iara e do Ministério da Educação (MEC) tentou um acordo sobre a veiculação dos produtos, a ser apresentado no STF, mas sem consenso.

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Lobato, negros e Mayaras – Por: Olívia Santana

O Parecer nº. 15/2010 do Conselho Nacional de Educação...

Monteiro Lobato, racismo e nacionalismos

Por Dennis Oliveira As polêmicas envolvendo o escritor Monteiro Lobato...

Supremo faz audiência para discutir polêmica sobre racismo na obra de Monteiro Lobato

Aline Leal Valcarenghi Repórter da Agência Brasil Brasília - O Supremo...

para lembrar

Projeto leva carimbós a alunos da rede pública

A Amazônia é quase uma entidade. Estende-se por...

Prazo para pedir correção invertida do Enem termina nesta sexta-feira

Sistema ficará no ar até as 23h59. Cabeçalhos do...

ProUni encerra inscrições nesta terça para 123 mil bolsas de estudo

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=