Polícia mata menino de 12 anos que brincava com arma de brinquedo nos EUA

Um menino de 12 anos de idade foi morto pela polícia dos Estados Unidos na cidade de Cleveland depois de apontar uma pistola de brinquedo para diversas pessoas em um parque.

Do: BBC

Segundo as autoridades locais, uma dupla de policiais disparou duas vezes no abdômen do garoto quando ele desobedeceu uma ordem para levantar as mãos.

A polícia havia recebido uma chamada telefônica de emergência na qual o denunciante relatava que o menino estava apontando uma arma e assustando pessoas em um playground. Ele afirmou que a arma parecia ser falsa mas que não era possível ter certeza.

Dois policiais foram ao local para verificar. Um deles estava em seu primeiro ano de serviço na polícia e outro tinha mais de dez anos de experiência.

Pistola de mentirinha

Autoridades do condado de Cuyoahoga identificaram o menino com Tamir Rice.

O vice-chefe de polícia de Cleveland, Ed Tomba, disse que o menino foi baleado duas vezes depois de sacar a arma falsa. Ele morreu mais tarde no hospital.

Tomba afirmou que o garoto não fez ameaças verbais nem apontou as armas para os policiais.

141124104046_gun_624x351_xx_nocredit

A polícia afirmou que o menino tinha uma pistola de airsoft – um jogo na qual os competidores se enfrentam com réplicas de armas que disparam pequenas esferas de plástico. Contudo, um anel colorido que indica que a arma não é de verdade havia sido removido.

O autor da ligação para a polícia havia dito que o menino ficava brincando de sacar a pistola. “Eu não sei se é real ou não”, afirmou.

141124073946_crime_scene_cleveland_624x351_ap

Mas Jeff Follmer, presidente da associação de policiais de Cleveland, disse que os dois guardas não tinham conhecimento desses comentários quando foram enviados ao local.

Armas de fogo

O correspondente da BBC em Washington, David Willis, disse que foi aberto um inquérito e que os dois policiais estão afastados das ruas.

O controle da venda de réplicas de armas nos Estados Unidos já foi alvo de esforços parlamentares. A deputada Alicia Reece, democrata de Ohio, disse que proporá uma legislação para fazer com que todas as armas de brinquedo vendidas no Estado sejam pintadas com cores brilhantes para facilitar sua identificação.

Nos últimos anos, a força policial de Cleveland vem sendo alvo de investigações devido ao seu uso polêmico de armas de fogo – especialmente após uma perseguição a um automóvel que resultou em mais de 130 disparos de arma de fogo e duas mortes em 2012.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos também está realizando análises sobre os métodos de perseguição e uso da força adotados pelas polícias do país.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Mãe luta para salvar vida de filho baleado por policiais

Fausto Salvadori Filho Valter de Assis perdeu o reto e...

PM de SP bate recorde de mortes e não reduz crimes

Entre janeiro e novembro de 2014, 816 pessoas foram...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...
-+=