“Porgy and Bess” no programa Conversa de Músico

Pela primeira vez na televisão brasileira será apresentada a montagem completa da ópera de George Gershwin

 Enviado para o Portal Geledés

porgy-and-bess

Durante o mês de dezembro, a TV Senado vai apresentar a saga de Porgy e Bess contada na ópera do compositor norte-americano George Gershwin, com libreto de DuBose Heyward e Ira Gershwin.

Conhecida por reunir características da ópera tradicional com a música folclórica negra americana, como o jazz e o blues,“Porgy and Bess” estreou em Boston, em 30 de setembro de 1935, e contou com um elenco de cantores negros, o que foi considerado uma ousadia para a época.

porgy-and-bess2

A TV Senado vai exibir a ópera em quatro episódios, que vão ao ar nos finais de semana, dentro do programa Conversa de Músico. A produção é da San Francisco Opera, com regência do maestro John DeMain e direção de cena de Francesca Zambello. O espetáculo foi gravado no War Memorial Opera House de São Francisco, na Califórnia.

“Porgy and Bess” foi a primeira ópera norte-americana a fazer sucesso mundialmente, mas não foi tão bem aceita antes dos anos 70. Conta a história de Porgy, um mendigo com deficiência física, que vive num bairro pobre de Charleston, na Carolina do Sul, e suas tentativas de salvar Bess das garras do grosseiro estivador Crown e do traficante de drogas Sporting Life. O teor da história foi bastante controverso, tendo sido acusado diversas vezes de racista.

unnamed-1

A ópera inclui temas musicais que se tornaram famosos na música popular como “Summertime” gravada por Janis Joplin e o tema “Porgy, I is your woman now”, com Nina Simone. Louis Armstrong e Ella Fitzgerald eternizaram a ópera no álbum “Porgy &Bess”, de 1958.

 

unnamed

 

Serviço:

“Porgy and Bess”

Estreia 4 de dezembro, domingo

No programa Conversa de Músico – TV Senado

Domingo

5h, 10h, 18h e meia-noite

Reapresentação (semana seguinte)

Sábado: 5h e 18h

 

Conversa de Músico

Exibido pela TV Senado há quatorze anos, este programa semanal conduzido pelo maestro Lincoln Andrade traz interpretações de grandes obras da música clássica universal, informações e curiosidades sobre os instrumentos, a vida e a obra de compositores.

+ sobre o tema

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

Josephine Baker

Josephine Baker (03 de junho de 1906 –...

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

para lembrar

O canto negro de Candeia

Relançamento de três discos do sambista Candeia revelam suas...

Contraprova confirma doping da corredora Simone Alves

Atleta está suspensa por uso do hormônio eritropoietina, que...

Revista elege seleção de 70 como a melhor equipe esportiva da história

Na votação, foram lembrados também o Dream Team dos...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=