Praça das Artes recebe comunidades no lançamento da 2a edição do Circuito de Rodas de Samba SP

A segunda edição do guia oferece informações sobre 56 rodas de samba das regiões da cidade de São Paulo, Grande São Paulo, interior e litoral. O conteúdo é gratuito e também estará disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br, a partir do dia 06 de outubro.

Na próxima terça-feira, 06/10, a partir das 19h, uma seleção de músicos de diversas comunidades paulistas de samba vai comandar uma grande roda no lançamento da 2a edição do Guia de Rodas de Samba de São Paulo. Os partideiros farão, ainda, uma homenagem à Leci Brandão, um dos maiores ícones do samba e, atualmente, deputada estadual de São Paulo.

No mesmo dia, haverá a apresentação do aplicativo InSamba desenvolvido pelo empresário Sérgio Vertello. O aplicativo reúne informações sobre eventos relacionados ao gênero musical no Estado. O serviço também oferece informações sobre a história do samba, instrumentos e diferentes levadas do gênero musical. O aplicativo já está disponível em versões IOS e Android.

A ideia de formular um guia com estas características surgiu de uma parceria entre o mandato da deputada Leci Brandão e a Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo (ASTEC) que, na ocasião, comemora três anos de fundação.

Para a deputada, que vem ressaltando a importância das comunidades tradicionais e da cultura afro-brasileira, o samba e suas tradições são parte da história do nosso país e por isso é fundamental preservar essa memória.

Na mesma linha, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) acentua que “o Samba de São Paulo é nosso patrimônio. Ao mapearmos as rodas de samba não só valorizamos a imensa herança e legado desse movimento ao povo paulistano, mas, sobretudo, fomentamos cada vez mais os espaços de criação dessa importante manifestação cultural”.

O mandato da deputada Leci vem promovendo ações e elaborando propostas para aproximar o Poder Público das comunidades de samba, tamanha a importância do gênero na construção da identidade brasileira. Entre as ações está a produção de publicações como as cartilhas Memória do Samba Paulista, projeto que já está em sua terceira edição. A Lei do Dia Estadual do Samba, a realização de uma audiência pública sobre as comunidades de samba (2013) e o projeto de lei que declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo são alguns exemplos de iniciativas relacionadas ao samba realizadas pela deputada. Neste sentido, reunir informações que destaquem as rodas de samba realizadas pelas comunidades, que divulgam o trabalho de novos compositores e resgatam a obra dos grandes mestres do samba está entre as prioridades da atuação de Leci Brandão enquanto representante pública. Afinal, para Leci, “o samba sempre foi espaço de luta e resistência do nosso povo e assim permanece graças a homens e mulheres que não deixam a verdade e a valentia do samba morrerem”.

A primeira edição do guia está disponível desde 23 de julho deste ano e oferece informações sobre 27 rodas de samba paulistas que acontecem periodicamente, apontando datas, locais, referências e contatos para mais informações. A distribuição é gratuita e conteúdo está disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br.

Serviço:

Lançamento da 2o edição do Circuito de Rodas de Samba SP e do Aplicativo InSamba e comemoração do aniversário da ASTEC-SP

Quando: 06/10/15, terça-feira, a partir das 19h.

Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281, Centro, São Paulo/SP

Homenageada Especial: Leci Brandão

Presença especial: Orlando Silva, deputado federal

Entrada: franca

Informações imprensa: 99619-1350 – Carla / 96425-9772 – Carina

*Há estacionamentos privados próximos

Se beber, não dirija!

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Heidi Klum e Seal renovam os votos de casamento pela sexta vez

O casal marcou seu sexto aniversário de casamento com...

Festival Back2Black traz Prince ao Brasil após 20 anos

O cantor Prince foi anunciado nesta segunda-feira (11) como...

Novo disco de Shakira terá sons africanos

Shakira começou a trabalhar em seu oitavo álbum. A...

Snoop Dogg pode estrelar sitcom do canal NBC

Snoop Dogg pode estrelar uma comédia no canal norte-americano...

para lembrar

Da comunidade carente ao luxo dos desfiles de moda

Ela se chama Kate Rosa Carolina, conhecida no mundo...

Sheron Menezzes anuncia que não é mais rainha de bateria da Portela

Sheron Menezzes anuncia que não é mais rainha de...

Cris Vianna é coroada rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense

Cris Vianna foi coroada rainha de bateria da Imperatriz...

Maquiagem em pele negra, dizem, que é limitada a gama de variações?

Maquiagem em pele negra, dizem, que é limitada a...
spot_imgspot_img

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...

Samba, amor e Hip Hop

A quem nunca viu o samba amanhecer, Geraldo Filme aconselhava que fosse ao Bixiga para ver, ao quilombo da Saracura, à sede da Vai-vai....

Quilombo do Rio de Janeiro usou renda de roda de samba para lutar pelo território

No fim de uma pequena estrada cercada por mata atlântica, um galpão recebe dezenas de pessoas todos os finais de semana. Ali ocorrem as...
-+=