Prefeitura apresenta estudo sobre o mercado de trabalho das mulheres no Recife

RECIFE [ ABN NEWS ] — A Prefeitura do Recife apresentou a pesquisa sobre o perfil do mercado de trabalho das mulheres no Recife nos anos 2000, que foi elaborada pelo Observatório do Trabalho do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Agência Condepe – Fidem, localizado no bairro da Boa Vista.

A pesquisa, de iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), mostra o compromisso político do Governo para com as mulheres. Dentre os resultados identificados no estudo estiveram a ampliação da inserção na força de trabalho feminina recifense ao longo dos anos 2000. Em 2011, foi estimada uma população economicamente ativa de 348 mil mulheres (47,2% da PEA), com 295 mil mulheres ocupadas (45,7% da população ocupada) e 53 mil desempregadas (57,1%). Também foi identificado que o nível de escolaridade das mulheres cresceu, embora os salários, em relação aos trabalhadores do sexo masculino que ocupam a mesma função, permaneçam inferiores. E a diferença salarial se comparado às negras é ainda maior, os salários não chegam a 60% das não-negras.

“Através dessas informações a Prefeitura do Recife poderá direcionar políticas públicas de qualificação e orientação para colaborar com a ascensão da mulher”, disse a secretária executiva da SCTDE, Anita Dubeux.

A necessidade de se realizar o estudo surgiu durante a Conferência da Mulher, promovida em 2011, onde se viu a necessidade da realização de uma pesquisa a respeito do mercado de trabalho feminino, e a secretaria se comprometeu em promover essa análise. “O estudo aponta que a maioria das mulheres negras, mesmo com todo o desenvolvimento da cidade, continuam em um trabalho precarizado e informal”, comentou a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

Dentre os presentes e participantes estiveram a superintendente técnica do Dieese, Jaqueline Natal; a representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Silvia Camurça; do Conselho Municipal da mulher, Rosângela Santos; da Secretaria Estadual da Mulher, Suênia Pinto; da União Brasileira de Mulheres, Márcia Ramos. Também estiveram no evento representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAPE), Fiepe e Grupo Esperança.

Pesquisa – Realizado em duas etapas, o estudo sobre o perfil feminino apresenta um diagnóstico do mercado de trabalho das recifenses, analisando o perfil das trabalhadoras que atuam com carteira assinada e informalmente, além de considerar a questão racial. Na primeira foram abordadas as características do mercado de trabalho formal feminino nos anos 2000, 2005 e 2010, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. Em seguida, foi realizada uma análise de acordo o enfoque racial e das formas de inserção da mulher negra no mercado de trabalho local, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), elaborada pelo CONDEPE/FIDEM em parceria com o DIEESE.

O recorte racial foi acrescentado ao estudo após a percepção de que as mulheres negras são a síntese da dupla discriminação pelo gênero e pela raça na sociedade brasileira: mais pobres, em situação de trabalho mais precária, com menores rendimentos e as mais altas taxas de desemprego.

 

 

Fonte: ABN 

+ sobre o tema

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

Terceirização: 70% dos deputados que representam o estado de SP votaram a favor

Dos 60 parlamentares que foram à Câmara, 42 concordaram...

Evento reúne micro e pequenos empresários negros em SP

Seminário Brasil Afroempreendedor debaterá sustentabilidade econômica de micro e...

Confira lista de concursos e oportunidades

Fonte: G1 -   Verifique abaixo os concursos...

para lembrar

Stop blaming the victim! Parem de culpar a vítima

A pesquisa do IPEA desnudou uma triste realidade, mas...

Filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, Shiloh segue estilo ‘tomboy’.

Shiloh causou na première do filme "Unbroken", dirigido por...

Maridos agressivos ficam sem sexo em comunidade em Campinas (SP)

GIOVANNA BALOGH Nada de sexo, cerveja no bar nem partidas...

Precisamos repensar a nossa licença-maternidade

O meu primeiro dia de volta ao trabalho após...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=