Prefeitura de São Paulo presenteia Papa Francisco com disco “Sobrevivendo no Inferno” do Racionais MC’s

Encontro ocorreu durante seminário realizado nesta semana no Vaticano, que contou com a participação do prefeito Fernando Haddad 

no Catraca Livre

Uma cruz e o salmo 23, capítulo 3 – “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça” – estampam a capa do quarto disco do grupo Racionais MC’s, “Sobrevivendo no Inferno”. O álbum de 1997 é o presente escolhido pela Prefeitura de São Paulo para o Papa Francisco, durante viagem realizada por Fernando Haddad a um seminário realizado no Vaticano nesta semana.

A escolha partiu de um grupo de jovens da periferia paulistana, que entregou “Sobrevivendo no Inferno” ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva.  Com inúmeras menções a textos bíblicos em músicas como “Gênesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”, ambas escritas por Mano Brown, o disco aborda temas ligados à desigualdade social, violência e o dia a dia da periferia na maior cidade da América do Sul.

Destaque para “Diário de um Detento”, faixa que buscou inspiração nos relatos do diário de Jocenir, ex-detento do extinto Carandiru, para se transformar no maior sucesso do quarteto formado, também, por Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Haddad cobra compromisso ambiental 

Apesar de ainda não ter sido entregue ao pontífice,  Haddad esteve com o Papa Francisco na última terça-feira, 21 de julho. Na ocasião, o prefeito, junto com outros chefes de administrações municipais vinculados à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entregou uma carta ao pontífice onde ressalta a importância do compromisso, de governos locais e prefeituras,  de reverter a crise climática global.

Lembrou também de metas estabelecidas para encontrar novos caminhos que conciliem o desenvolvimento das cidades com o  aumento de emissões de gases de efeito estufa.

Os prefeitos ainda pedem que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a importância dos governos locais na sustentabilidade do mundo e desenvolvimento humano.

O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que segue em seminário em Roma, deve deixar o LP aos cuidados do Papa por meio do chanceler do Sacro Colégio.

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

Racionais MC’s: ‘Sobrevivendo no Inferno’ vira livro

Racionais MC’s, completa 30 anos, e lança livro do...

Pela primeira vez na história, Papa recebe grupo gay no Vaticano

Em mais uma atitude que sinaliza uma abertura maior...

Ice Blue: “Eu sou alvo de racismo todos os dias”

Em entrevista exclusiva, o rapper, que é um dos...

Racionais homenageiam Marielle e outros pretos assassinados em show histórico no Rock in Rio

Os Racionais MC's tocaram pela primeira vez na carreira em um show histórico...
spot_imgspot_img

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...

Mano Brown, ‘Ícone do Ano’: “Precisamos colocar nosso povo no caminho do conhecimento. Roupa de grife é disfarce e entretenimento”

Mano Brown é um dos principais compositores do país desde o fim dos anos 1980, quando explodiu nacionalmente como líder do Racionais MC's. Essa influência foi...

Conselho Universitário da Unicamp aprova título de Doutores Honoris Causa para Racionais MC’s no marco dos 50 anos do Hip-hop

No marco dos 50 anos do Hip-hop, este movimento que vem transformando as perspectivas da juventude negra, pobre e periférica em todo o mundo,...
-+=