Presidente liberiana Ellen Johnson Sirleaf toma posse para segundo mandato

MONROVIA — A Prêmio Nobel da Paz 2011, Ellen Johnson Sirleaf, tomou posse nesta segunda-feira para um segundo mandato de seis anos como presidente da Libéria, em uma cerimônia que reuniu vários dirigentes, como a secretária de Estado americano Hillary Clinton.

Para seu segundo mandato, a presidente disse que quer continuar construindo o país, onde a maioria de seus quatro milhões de habitantes vive na pobreza.

Em 2005, Sirleaf foi a primeira africana eleita democraticamente como chefe de Estado. Em 8 de novembro, foi reeleita com 90,7% dos votos em eleições boicotadas por seu principal adversário, Winston Tubman, depois da repressão de uma manifestação na qual morreram duas pessoas.

No entanto, Sirleaf, de 73 anos, inicia seu segundo mandato com a boa notícia de que Winston Tubman deu seu reconhecimento a ela depois de negociações concluídas no sábado.

Hillary Clinton declarou que “a corrupção é um dos obstáculos para uma maior prosperidade na Libéria”, mas reconheceu que o país avançou muito desde 2003 com o fim das guerras civis que, em 14 anos, causaram 250.000 mortos.

 

 

 

Fonte: Google

-+=
Sair da versão mobile