Primeira mulher a assumir os quatro bares do Copacabana Palace faz vendas subirem 500%

Aos 25 anos, Jéssica Sanchez conseguiu feito em apenas dois meses ao diminuir 70% dos custos de coquetéis do MEE

POR GABRIELA LEAL, do O Globo 

RIO – Aos 25 anos, Jéssica Sanchez é a primeira mulher a comandar os quatro bares do Copacabana Palace. Além de reinar nos balcões do italiano Cipriani, do internacional Pérgula e do pan-asiático MEE, a paulista assina a carta de drinques do bar recém-inaugurado na piscina do hotel.

Eleita a melhor bartender do Rio no concurso World Class 2013, Jéssica tem consciência de que sua posição de liderança é digna de orgulho em um meio tradicionalmente dominado por homens.

— Pouco tempo atrás, o Copa não contratava mulheres para trabalhar no bar. Hoje, felizmente, nossa presença na profissão está maior, mas não acho que tenha sido porque o mercado nos deu essa abertura naturalmente. Nós é que tivemos que fincar nossa bandeira. As pessoas não estão acostumadas a pensar em uma figura feminina por trás de um drinque incrível, mas, com cada vez mais mulheres de renome na área, estão começando a entender a que viemos — enfatiza, com a voz docemente firme que traduz sua personalidade.

Ciente do desafio que teria pela frente, Jéssica diz que se muniu de estratégias para afastar qualquer dúvida de que daria conta do recado.

— Estudei muito cada aspecto dos bares, pensando em melhorias. Em apenas dois meses no MEE, por exemplo, eu consegui diminuir 70% dos custos dos coquetéis e aumentei em 500% as vendas de drinques — revela. — Mostrar resultados imediatos é a melhor forma de atestar que o trabalho está dando certo em suas mãos.

Responsável por reformular a carta do MEE, a bartender também produz todos os xaropes, geleias e tinturas naturais utilizados em suas receitas.

— Oriento a minha equipe desde o processo de produção até o controle de qualidade — pontua ela que, delicada nos detalhes, desenhou até os copos de prata que abrilhantam os drinques do Copa.

Foto: Isac Pena

+ sobre o tema

Do tabuleiro de acarajé para a rede de salões de beleza

No Brasil, quando comparada com a população branca, a...

Amor, aborto e Dia Internacional da Mulher

A questão de fundo, por trás da gritaria dos...

Jogador trans abriu mão de Copa do Mundo feminina para ser feliz

Daqui a poucos dias, o brasileiro Marcelo Nascimento Leandro...

para lembrar

Mulheres negras protagonizam só 7,4% dos comerciais

Segundo pesquisa, negros são raridade em propaganda do setor...

A força do feminino negro em “Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê”

Dirigido por Carolina Moraes-Liu, esse documentário registra a participação...

A mulher que nem Mandela eclipsou

Comentaristas sublinharam o silêncio no estádio Soccer City, dias...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=