Primeira Virada Feminista começa neste fim de semana

Evento promoverá apresentações artísticas, shows e debates sobre a desigualdade entre homens e mulheres

Do Rede Brasil Atual 

São Paulo – Com diversas ações protagonizadas por mulheres, a primeira Virada Feminista acontece neste fim de semana (4 e 5), no Centro Cultural da Juventude, zona norte da capital paulista. Realizado pela Sempreviva Organização Feminista (SOF), o evento terá a duração de 24 horas e contará com shows, apresentações teatrais e danças, e oficinas culturais.

Em entrevista à repórter Camila Salmazio, da Rádio Brasil Atual, a organizadora do evento e membro da SOF, Carla Vitória, conta que a ação é uma ferramenta para chamar a atenção da sociedade através da cultura, para abordar o conservadorismo e a desigualdade entre homens e mulheres. “Estávamos pensando como está a nossa sociedade atualmente com o avanço do conservadorismo, e como a cultura pode ser um instrumento de transformação da sociedade; assim, surgiu a ideia de fazermos a virada que abordasse o tema do feminismo.”

Um dos debates em destaque é “Meus bits, minhas regras – Feminismo e privacidade na internet”, que será realizado às 23h30 do sábado, pelo Coletivo Actantes. “Como a internet está presente em nossas vidas, precisamos discutir a democracia nas redes, não só nas ruas. Então, discutiremos a privacidade na internet, a liberdade e como as empresas de comunicação não podem restringir conteúdo para nós.”

Carla acredita que a falta de uma divisão igualitária nas tarefas, e a sobrecarga de jornadas duplas ou triplas dentro e fora de casa, que a maioria das mulheres exercem, dificulta o protagonismo em atividades artísticas. “Aos homens, o espaço público e o protagonismo é mais fácil do que para as mulheres, e isso acontece por conta da divisão do trabalho que é forte na sociedade. Portanto, desde cedo as mulheres são ensinadas a fazer a parte do trabalho doméstico, acabam ficando sobrecarregadas e não se destacam em espaços públicos. Isso estrutura o machismo presente na sociedade.”

A virada contará com shows de artistas como as rappers Luana Hansen, Yzalú, e das cantoas Izzy Gordon, Bloody Mary Una Chica Band, Semente Crioula, Flaira Ferro e Luiza Lian. Também haverá mostra de cinema com longas e curta-metragens dirigidos por mulheres, como A boneca e o silêncio, de Carol Rodrigues, que conta a história de uma menina de 14 anos que decide interromper uma gravidez.

O evento começa às 17h de amanhã (4) e será realizado de forma colaborativa e sem fins lucrativos. A programação completa do evento está disponível no site. O Centro Cultural da Juventude fica na avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=