Professor baiano lança app gratuito que prepara alunos para o Enem

Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física e mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas

Do Ibahia

Arquivo Pessoal

Há algum tempo, estudar deixou de ser sinônimo de papel, lápis e borracha. Com o desenvolvimento tecnológico, já é possível aprender de maneiras muito mais modernas e mais divertidas.

Atento a esta nova demanda por parte dos estudantes, o professor de física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Paulo Vicente, teve uma ideia inovadora. Ele resolveu criar um aplicativo gratuito que ensinasse conteúdos da disciplina de forma dinâmica e acessível. “Eu queria que os estudantes pudessem ter um guia de referência de física na palma da mão, para poderem revisar as fórmulas e conceitos enquanto estão no ônibus ou em qualquer lugar”, explicou Vicente.

Intitulado de “Física Interativa”, a primeira versão do software foi lançada em fevereiro de 2014 e, em um ano, atingiu a marca de 100 mil downloads. Segundo o professor baiano, no entanto, havia alguns problemas com a versão inicial. “Tinha o inconveniente de somente funcionar quando o celular está com o plano de dados ligado. No entanto, nem todos os estudantes possuem plano de dados. Muitos dos usuários pediam uma versão que funcionasse offline”, contou.

Graças a essa demanda do público, Paulo Vicente lançou, em abril de 2015, uma nova versão do aplicativo que funciona também offline. Estão disponíveis, no software, as principais fórmulas de física, 26 horas de aulas dos principais assuntos além de mais de 100 questões do Enem resolvidas e comentadas.

RTEmagicC_download__1__05_txdam277555_d7c6ba.jpg-afdae8f36f (1)

O aplicativo aparece em primeiro lugar no Google Play com a tag “física” e foi avaliado, pelos estudantes, com nota 4,7 em uma escala de 0 a 5.

Alguns usuários fizeram comentários a respeito do software e não pouparam elogios: “Ótimo aplicativo, muito bem organizado! Parabéns!”, comentou um estudante. “Muito bom, excelente, está me ajudando muito!”, elogiou outro.

Para o professor, a meta agora é incluir vídeos explicativos para cada fórmula ou conceito além de introduzir questionários para avaliar o desempenho dos usuários. Confira abaixo um vídeo demonstrativo do aplicativo:

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=