Professor explica processo que culminou com a abolição no Brasil

Paulo Chaves contou reflexos da abolição tardia nos dias atuais.
Lei Áurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888.

Todo o processo que levou à abolição da escravatura no Brasil e os reflexos do ato até os dias de hoje foram o tema da reportagem de história do Projeto Educação desta terça-feira (3). O professor Paulo Chaves explicou o longo processo que fez com que o Brasil fosse o último país das Américas a não ter mais escravos em sua organização social.

Na entrada da cidade de Olinda, uma praça possui três nomes: do Carmo; da Preguiça; e da Abolição, em celebração ao dia 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea e tornou os escravos livres no Brasil. “Oficialmente, é a Praça da Abolição, porque, no dia 13 de maio, os escravos que habitavam essa região, onde muitos senhores de engenho moravam com suas famílias, vieram comemorar nesse local”, falou Paulo Chaves.

Entretanto, até chegar à data da abolição, os escravos percorreram um longo caminho, que começou no século XVI, com a colonização do Brasil. “Portugal, para viabilizar economicamente a exploração de nossas terras, passou a utilizar a mão de obra africana, por se tratar de uma mão de obra barata. Sem falar que o tráfico negreiro gerava grandes lucros para a metrópole. Desde a partida na África até a chegada ao Brasil, os negros eram submetidos a maus tratos constantes, inclusive porque eram transportados nos porões dos navios insalubres, chamados navios tumbeiros”, destacou o professor. Quando os escravos chegavam ao Brasil, as condições de vida pioravam ainda mais, pois eram submetidos a uma carga horária de trabalho que durava um dia inteiro, além de serem castigados constantemente.

No início do século XIX, o movimento pela libertação dos escravos ganhou apoio de vários segmentos da sociedade, e dois fatores fizeram da abolição um caminho sem volta. “O primeiro é externo, com as pressões exercidas pela Inglaterra, no sentido de acabar com a escravidão, através da extinção do tráfico negreiro. O segundo fator é interno, a partir de 1850. Com a Lei Eusébio Queiroz, o escravo se torna muito caro, levando muitos cafeicultores do oeste paulista a substituir essa mão de obra pela dos imigrantes”, destacou Paulo Chaves.

Já na segunda metade do século XIX, a pressão da Inglaterra aumentou, forçando Dom Pedro II a adotar algumas medidas, que, na prática, não melhoraram a condição dos negros. Por isso, elas ficaram conhecidas como “leis para inglês ver”. A primeira foi a Lei do Ventre Livre. “Apesar do seu primeiro artigo afirmar que, a partir da data, toda criança filha de escravos seria automaticamente liberta, até os oitos anos deveria permanecer sob proteção do seu senhor”, falou o professor. A segunda lei, a do Sexagenário, é de 1885 e afirmava que, a partir dos 65 anos, todo escravo do Brasil seria alforriado. Entretanto, em média, o escravo vivia 30 anos no Brasil.

O Brasil foi o último país das Américas a libertar os escravos. Tantos anos de um sistema cruel e desigual até hoje refletem na vida dos brasileiros. “Por ter sido um processo mal pensado e mal executado, a abolição trouxe uma consequência social muito grave, que ainda hoje é sofrida, é vivida pela população negra do nosso país”, concluiu Paulo Chaves.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

para lembrar

13 de maio: Dia de reflexão para os afro-brasileiros em todo o País

Celebrado nacionalmente, o 13 de maio é uma data...

Dia 13 De Maio: A Maior Fake News de Nossa História

  Todo dia 13 de maio é “celebrado”no Brasil o...

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Escravidão, abolição e resistência

Abolição da escravidão e o dia da Consciência Negra Apresentação No...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...

Consciência Negra: conheça nomes que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

Neste domingo (20/11) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data, que surgiu como uma forma de refletir sobre o valor e contribuição da...
-+=