Professora do Rio é afastada por racismo contra aluno

Professora da rede municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, foi afastada após seu ato racista ser flagrado em vídeo. Polícia investiga

Do Folhape

Uma professora do Instituto de Educação Clécia Nanci, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi afastada de suas funções após chamar um aluno negro de “macaco” antes do início de uma aula. Em um vídeo que circula na internet, a professora, irritada com atitudes do jovem de 14 anos, afirma: “você olha para o seu rabo, seu macaco”. No momento da ofensa, alunos gravavam o ocorrido, o que possibilitou a divulgação do caso, que repercutiu muito nas redes sociais.

De acordo com a empregada doméstica Ana Paula Silva, mãe do jovem, a confusão começou quando a professora chegou para dar aula e encontrou os alunos jogando uma partida de pingue-pongue. “Eles sempre faziam isso enquanto a professora não chegava. Se não havia começado a aula, qual o problema de eles se distraírem?”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, a professora foi afastada imediatamente de suas funções e passará a responder a sindicância. A secretaria ressaltou que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação.

Segundo Ana Paula, a professora já chegou transtornada, gritando com toda a classe. “Meu filho a questionou sobre o motivo daquilo, e ela apenas se preocupou em ofendê-lo e agredi-lo verbalmente, e não em responder à pergunta. A gravação que caiu na internet  mostra praticamente só o final da confusão”, disse a mãe do estudante.

Ana Paula afirmou que a professora pediu perdão e negou ter chamado o menino de macaco. “Ela alegou que estava muito nervosa e me pediu perdão. Eu apenas a questionei dizendo que, se eu desse um soco nela, ela me perdoaria, pois foi assim que me senti. Agredida pela dor do meu filho. Quando disse isso, ela se retirou da sala e se negou a falar comigo novamente.”

A mãe contou que o filho está “transtornado” e tem medo de retornar ao colégio. Ela ainda não sabe se vai retirá-lo de lá. Ontem foi feriado em São Gonçalo (emancipação do município).

A Polícia Civil informou que foi instaurado um procedimento para apurar o crime, qualificado como injúria por preconceito. Outras diligências estão em andamento e a polícia vai ouvir as testemunhas para esclarecer o ocorrido. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Gonçalo.

 

Leia Também:

Professora chama aluno negro de macaco durante briga em escola no Rio

+ sobre o tema

para lembrar

Foto racista publicada por revista russa gera polémica

Uma fotografia da editora de uma revista russa, sentada...

Justiça italiana condena vereadora que pediu estupro de ministra negra

ROMA - A Justiça italiana condenou nesta quarta-feira...

“Eu sou negra e sou bela”: mulheres contando a própria história

Há 15 anos, a IPIB abriu as portas para...

Loja de luxo suíça nega racismo contra Oprah Winfrey

A proprietária de uma loja luxuosa em Zurique, na...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=