Programa de imersão em cultura afro-brasileira tem inscrições abertas até 6 de outubro

Projeto AfroTranscedence será realizado de 26 a 29 de outubro no Red Bull Station e propõe o encontro entre pesquisadores e entusiastas da cultura negra

Do Sopa Cultural 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do AfroTranscendence, programa de imersão na cultura afro-brasileira contemporânea. De 26 a 29 de outubro, o Red Bull Station, na região central de São Paulo, recebe o projeto que selecionará 20 pessoas por meio do site http://nobrasil.co/afrotranscendence.

A programação imersiva de quatro dias contará com palestras, laboratórios, workshops e vivências artísticas, tudo dividido em três eixos centrais: “Descender para Transcender: descolonizando o conhecimento”; “A memória da Criação: panorama para práticas de inversão no contemporâneo”; e “Estéticas Negra: pesquisa e processos sincréticos”.

Neste ano, a imersão terá ainda o Laboratório de Criação AfroTrans, espaço cuja proposta é que os selecionados criem, coletivamente, uma experiência que abordará todas as linguagens artísticas da cultura afro, tendo como pilares a história, a linguagem, o corpo, o som, a imagem e a tecnologia.

O programa intensivo será conduzido por especialistas, artistas e pesquisadores da área – como a especialista em cultura bantu Makota Valdina e a pesquisadora, escritora e artista de São Tomé e Príncipe Grada Kilomba. Os interessados em se inscrever devem estar relacionados, de alguma forma, com pesquisas, práticas artísticas ou manifestações tradicionais da cultura afro-brasileira.

O AfroTranscendence é uma realização da NoBrasil, plataforma de pesquisa e experimentos curatoriais e conta ainda com uma programação aberta ao público, com atrações como uma palestra de Grada Kilomba e exibição de filmes do Festival de Cinema Africano do Vale do Silício, parceria e intercâmbio inédito no Brasil. A agenda completa será divulgada em breve.

Para a diretora criativa e curadora do NoBrasil, Diane Lima, o evento deste ano propõe uma experiência expandida entre diferentes linguagens e tecnologias. “Ao mesmo tempo, o encontro também questionará o racismo estrutural presente nas instituições artístico-culturais e de produção de conhecimento”, diz.

Serviço:

AfroTranscendence 2016
Quando: 26 a 29 de outubro
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
Inscrições até 06/10 pelo site http://nobrasil.co/afrotranscendence. Grátis.
Mais informações: http://nobrasil.co/afrotranscendence

+ sobre o tema

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...

Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes...

Sobre preconceito e intolerância religiosa

Comunidades de terreiro se mobilizam em todo o país...

para lembrar

Garota nigeriana de 10 anos é entrevistada pela revista Forbes

Uma garota nigeriana, de 10 anos, Zuriel Oduwole,...

Leila Lopes: ‘Não gosto que falem de mim como a bela negra’

Eleita Miss Universo, Leila Lopes revela que se preparou...

Todo poder ao povo! Emory Douglas e os Panteras Negras

O encontro abordará a história política e de resistência...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=