Programa Mais Cultura irá financiar 5 mil projetos de escolas

Segundo Ministério da Cultura (Minc) cerca de 14 mil centros educacionais já se inscreveram

 

 

O diretor Hamilton Paz Neves inscreveu a escola onde trabalha no Programa Mais Cultura nas Escolas
No Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), já há microfone, sons e instrumentos que viabilizam, em alguns momentos, a radio do colégio. As oficinas, que agrupam de 10 a 15 alunos, ocorrem pela manhã e pela tarde. Lá, começaram a desenvolver uma rádio no ano passado que pode ser ouvida em toda a escola. Aos poucos, aprenderam que o objetivo não era apenas passar musica, mas também informativos, como ocorreu ao longo da semana de consciência negra do estabelecimento educacional.

“A ideia é que eles tomem conta e que um professor coordene o trabalho deles”, explica o diretor, Hamilton Paz Neves. Hamilton explica que a participação na oficina traz diversos benefícios para o estudante, como o desenvolvimento do senso de comunicação e comprometimento com comunicação mais séria. “A rádio é fundamental porque temos o grêmio, é uma forma de passar as informações mais rapidamente. È a forma mais antiga e eficiente de passar conhecimentos ao cidadão”, avalia.

O diretor, no entanto, procura aperfeiçoar o programa e ter mais verbas para melhorar a pequena sala e comprar mais equipamentos. “Os alunos são muito empolgados com essa iniciativa”, diz. Para isso, o diretor inscreveu a escola no Programa Mais Cultura nas Escolas, iniciativa do ministério da Cultura (Minc) e da Educação (MEC).

Outro projeto inscrito é o que envolve atividades circenses em parceria com um proifessor da universidade de Brasília (UnB) que aparece por lá. Nele, o mestre chega fantasiado, faz malabarismos e conversa com alunos. A ideia é ampliar o feito para implementar oficinas. “São programas lúdicos e informativos que saem um pouco da questão unicamente conteudista. Nãoq ueremos formar apenas conteudistas, queremos formar cidadãos”, conta.

Vantagens
O objetivo do programa Mais cultura nas escolas é financiar 5 mil projetos que integrem projetos pedagógicos aos saberes das artes e da cultura,e que possibilitem a participação direta de artistas, de pontos de cultura, de bibliotecas e de mestres das culturas populares. Segundo informações do Minc, cerca de 14 mil escolas já se inscreveram.

Entre os objetivos estão: ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares, , incentivar e fortalecer a construção de territórios educativos, ao integrar escolas com iniciativas culturais de seus territórios e entender as escolas como espaços de produção e circulação da diversidade da cultura brasileira.

A coordenação do programa do Minc cita os principais benefícios do projeto. Para as escolas públicas, é a oportunidade de ampliar as possibilidades educativas, além de contribuir para a formação de alunos e professores. O projeto também vai permitir que a escola seja um espaço aberto para a participação de diferentes atores do setor cultural. Já as iniciativas culturais poderão contar com espaços estáveis de atuação para os agentes da cultura, no campo da educação.

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=