Projeto Identidade levanta a questão da representatividade do negro na cultura pop

Enviado por / FontePor Suzanne Tanoue no Zupi

Você já ouviu falar aqui na Zupi sobre o Projeto Raízes, uma série de ensaios fotográficos que celebram o cabelo da mulher negra. Os padrões de beleza impostos pela sociedade podem sem bem cruéis para as mulheres, mas os danos das estruturas sociais que formamos e que são representadas na mídia também se estendem para toda a comunidade negra.

A questão da representatividade é muito importante. Como reconhecer como bonito, como positivo, aquilo que não vemos na TV, no cinema (e nem nos livros de história, a bem da verdade) como tal? Que ainda enxergamos como o periférico, o exótico, a exceção? Vale ressaltar: mais da metade da população brasileira se declara preta ou parda, e ainda assim ainda é difícil encontrar referências negras associadas a uma imagem positiva, um personagem negro numa telenovela que ocupe um alto cargo, uma princesa negra.

É isso que o Projeto Identidade, exposição fotográfica que apresenta ícones populares (originalmente brancos) representados por pessoas negras, vem questionar. Idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira e clicado por Guilherme Silva, o Identidade nasceu da ânsia de propor uma reflexão sobre os valores estéticos impostos na sociedade brasileira, utilizando para isto a força da imagem. Trata-se de um trabalho que pretende viabilizar o reconhecimento da figura negra como possibilidade potente do belo, tendo tamém como intuito suscitar uma ponderação sobre os danos que a “invisibilidade” do negro pode trazer para a formação de uma sociedade democrática: uma sociedade que se respeite, que se assuma e se represente em diversidade.

Entre os modelos clicados estão algumas personalidades conhecidas da mídia, como a atriz Juliana Alves e o modelo Taiguara Nazareth e também anônimos, como os frequentadores do Baile Charme do Viaduto de Madureira (evento da cultura negra no subúrbio do Rio de Janeiro e que se tornou bastante conhecido e frequentado por diversas classes) e Cleidilson, garoto que ficou conhecido por ter pintado de negro personagens da Turma da Mônica, em uma prova da escola, dizendo não se reconhecer neles.

As fotos foram feitas no fim de 2014 e estiveram expostas no SESC Madureira (RJ) durante o mês de fevereiro de 2015. A ideia é que a exposição se torne itinerante!

Enquanto isso não acontece, veja algumas fotos do projeto:

identidade-zupi4
Noemia e Orlando, os idealizadores do projeto (Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
identidade-zupi1
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
identidade-zupi2
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
identidade-zupi3
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
identidade-zupi6
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
identidade-zupi9
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)
photo-jpeg-Identidade-Superman-9710-2-GuilhermeSilva
(Foto: Divulgação/ Projeto Identidade)

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Doze anos de escravidão: O Filme e as Mulheres no filme – Por: Heloisa Pires Lima

Toda a autobiografia sequência os acontecimentos não propriamente como...

Mulheres e negros na linha de frente da disputa por representatividade

As eleições 2018 estão sendo históricas. Para além do...

Apresentador do Bom Dia Pernambuco é vítima de racismo e rebate

O apresentador do jornal Bom Dia Pernambuco, da Globo...
spot_imgspot_img

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...

Ailton Aquino é o primeiro homem negro na diretoria do Banco Central

Após aprovação no Senado, o advogado Ailton de Aquino Santos se tornou hoje a primeira pessoa negra a compor o quadro da direção do...
-+=