Projeto Negressencia aprovado pela Funarte transforma histórias em performance de dança

O movimento negro de Santa Maria anda bastante presente, trazendo a cultura da periferia para o centro e na luta por igualdade e combatendo o preconceito. O engajamento de pessoas em relação a isso gera uma grande festa de consciência negra durante o mês de novembro, a Kizomba, há quase 30 anos. Agora um grupo aprovou, junto á Funarte, o projeto Negressencia, que vai contar histórias de mulheres negras do Rio Grande do Sul, transformando em acervo de fotos, histórias de vida e intervenção artística.

Do A Razão

O projeto Negressencia tem como objetivo criar uma estrutura completa de pesquisa artística e construção em arte, através de uma equipe diversa, composta por artistas, produtores e pesquisadores, para historiografar e traduzir as informações coletadas na forma de um espetáculo de dança, na linguagem da arte contemporânea, sobre a mulher negra gaúcha. Este projeto, comandado por Marta Nunes e Manoel Luthiery, será baseado em pesquisa de campo nas comunidades onde essas mulheres vivem e possuem uma atuação artística, social e política.

Parte do que for produzido será transformado de acervo iconográfico e histórico de personalidades do gênero feminino vivas, ou as que continuam vivendo apenas na memória coletiva, onde estejam presentes os relatos da presença da mulher negra no cenário da sociedade gaúcha.

Karen Tolentino é uma das mulheres que já foi entrevistada para o Negressencia, A bacharel em Educação Física, 30 anos, contou sua história.  “O projeto me trouxe uma nova perspectiva sobre a dança negra e auxiliou na minha identidade negra, bem como na minha autoestima. Considero esse projeto importante devido a sua proposta de ter como inspiração para a execução do seu trabalho, vivências de mulheres negras gaúchas. Um grupo de bailarinos dançando na Universidade Federal de Santa Maria que até pouco tempo atrás era um espaço de pouco acesso para a negritude, é um avanço para a nossa cidade”, analisa Karen.

No Negrecessencia, serão entrevistadas e pesquisadas yalorixás, praticantes de religião de matriz africana, líderes comunitárias, chefes de famílias, entre outras anônimas que carregam consigo saberes e peculiaridades da ancestralidade negra: “carregam a marca de ter fé na vida”. Marias de muitos nomes, de experiências singulares, de pele escura, de coragem, de fé e de pés fincados na sua cultura.Com os pés na arte e dança e com forte viés feminino e feminista, nossas pesquisas possibilitarão que mulheres de municípios do Rio Grande do Sul tragam elementos de suas Histórias, suas lutas diárias e de uma vida toda. Estas identidades servirão como alimento para a construção de um espetáculo homônimo.

valorizando-a-mulher-negra-do-rs-1460329998DCO

valorizando-a-mulher-negra-do-rs-1460329998DSA

valorizando-a-mulher-negra-do-rs-1460329998V43

valorizando a mulher

valorizando

 

+ sobre o tema

O verdadeiro peso do racismo no dia a dia

Diante do cenário do país, não tem como ignorá-lo....

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas,...

para lembrar

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

O que significa ser fruto de um país que foi colonizado?

Em meio à preparação do editorial de moda da...

Onde andará a boa e velha liberdade?

Sempre, sempre, sempre que a gente falava nela, tinha...
spot_imgspot_img

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=